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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS LOGÍSTICAS EM EMPRESAS DE PEQUENO E MICRO PORTE DO SETOR METAL-MECÂNICO DE CAXIAS DO SUL
Mônica Peruchi 3, 4   (autor)   mperuchi@ucs.br
Margareth Rodrigues de Carvalho Borella 1, 2   (orientador)   mrcborel@ucs.br
Marcelo Nichele 1, 2   (colaborador)   nichele@fontesul.com.br
1. Prof.Ms. do Depto. de Administração de Empresas – UCS
2. Pesquisador do Depto. de Administração de Empresas – UCS
3. Graduanda do Depto. de Engenharia de Produção – UCS
4. Graduanda do Depto. de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - UERGS
INTRODUÇÃO:
Caxias do Sul, situada no Estado do Rio Grande do Sul, é considerada o segundo pólo metal-mecânico do Brasil sendo responsável por 6% do Produto Interno Bruto do Estado e desses, 52,8% são obtidos através do setor industrial. A indústria tem uma representação de 64,66% nos setores da economia do município (CIC, 2001). Neste contexto, as empresas de pequeno e micro porte vêm desempenhando um papel de enorme relevância, pois muitas são responsáveis pelo abastecimento de peças e componentes para as grandes corporações da região. Outro dado importante é que, conforme o Simecs – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul, das 2.400 empresas associadas, apenas 60 empresas têm mais de 100 funcionários, as demais são empresas metalúrgicas de pequeno e micro porte (2004).
Assim, esse estudo se propôs a investigar alguns aspectos importantes em duas empresas de pequeno porte e uma empresa de micro porte do setor metal-mecânico do município de Caxias do Sul, buscando identificar as características técnicas, estruturais, organizacionais e de desempenho, da logística externa de suprimento e atendimento ao mercado e da logística interna produção.
As empresas de pequeno e micro porte caracterizam-se por apresentarem fluxos de informação e produção ágeis, processos menos burocratizados e maior velocidade de resposta. Ao visualizar essas características verifica-se a importância da investigação das características logísticas dessas empresas.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada em três empresas do setor metal-mecânico de Caxias do Sul, sendo que duas das empresas selecionadas são de pequeno porte e uma é de micro porte, conforme os critérios de classificação quanto ao número de funcionários, pelo Sebrae-RS e quanto ao faturamento bruto anual, pelo BNDES.
Para coletar dados e informações foi utilizado um instrumento de pesquisa subdividido em três partes: características da logística de suprimento; características da logística de distribuição e atendimento ao mercado e clientes; e, características da logística interna de produção.
O instrumento de pesquisa visou identificar e relatar as seguintes características gerais de cada uma das partes anteriores: características técnicas; características estruturais e organizacionais; e, características das medidas de desempenho decorrentes do sistema logístico existente.
A análise e comparação dos resultados das características logísticas das três empresas buscou destacar os aspectos que promovem a existência de uma logística de velocidade competitiva e destacar os aspectos que tornam a logística da velocidade menos competitiva.
A entrevista nas empresas foi realizada com profissionais da área de logística ou das áreas de suprimentos, compras, produção e vendas. Os entrevistadores da pesquisa foram os membros da equipe acadêmica do projeto. As respostas às questões presentes no instrumento deviam ser respondidas de forma direta, não sendo utilizado qualquer escala de medição.
RESULTADOS:
Em relação a logística de suprimentos, nas três empresas metalúrgicas estudadas, uma de micro porte e duas de pequeno porte, verificou-se que em média 80% dos fornecedores de itens e matérias-primas para industrialização são locais, ou seja, situam-se a no máximo cinqüenta quilômetros dessas empresas. Conforme relatado nas entrevistas, o preço ainda é o critério principal na seleção de fornecedores, e em seguida, vem o critério da qualidade. Outro resultado importante, é que na logística de atendimento ao mercado, em média 80% dos clientes situam-se a uma distância de até mil quilômetros dessas empresas. Todas as empresas declararam que a negociação com os clientes é equilibrada, que não existe acordo de preço com os clientes e que a qualidade dos produtos segue especificações padrão. Na logística de produção a fila de espera para a programação de pedidos novos varia de dois a quinze dias no máximo. O menor lead-time médio de produção é de 11 minutos na empresa de micro porte e o maior lead-time é de 7 dias em uma das empresas de pequeno porte. O cumprimento dos programas de produção na empresa de micro porte é de praticamente 100%, enquanto em uma das empresas de pequeno porte os atrasos nos programas de produção são de 5%.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados apresentados pode-se perceber uma tendência à concentração de fornecedores ao redor das empresas estudadas. Isso pode refletir que fornecedores locais estão buscando capacitarem-se técnica e tecnologicamente para poderem suprir as empresas clientes. Sob a ótica da logística, essa ocorrência proporciona redução no tempo de transporte, permitindo entregas diárias e semanais dos itens supridos.
Com base nos resultados, outra conclusão importante é que mesmo que os clientes estejam mais distantes das empresas estudadas, o prazo de entrega dos pedidos é em média de 10 dias.
É possível a partir dessas constatações concluir que as empresas de pequeno e micro porte tornam-se especialistas em uma menor gama de produtos, e que isso facilita o desenvolvimento de fornecedores locais e atende rapidamente os clientes não locais devido a um lead-time de produção reduzido.
Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul - UCS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  logística; setor metal-mecânico; empresas de pequeno e micro porte.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004