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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
ANÁLISE DA CULTURA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA DE SEUS FUNCIONÁRIOS.
Luiz Carlos Canêo 1   (orientador)   lcc@travelnet.com.br
José Marta Filho 2, 3   (co-orientador)   martafilho@uol.com.br
Leonel Capetti 4   (autor)   leonelcapetti@hotmail.com
Haroldo Hideo Oshiro 4   (autor)   hhoshiro@hotmail.com
José Munhoz Fernandes 5   (autor)   munhoz@bauru.unesp.br
Ercilio Domingos Turato Junior 6   (autor)   ercon.cont@uol.com.br
1. Prof. Dr. do Depto. de Psicologia, Universidade Estadual Paulista-UNESP, Bauru
2. Prof. Dr. do Depto. Administração das Faculdades Integradas de Ourinhos-FIO
3. Prof. Dr. do Depto. Administração da Instituição Toledo de Ensino-ITE, Bauru
4. Pós-Graduado na Instituição Toledo de Ensino-ITE, Bauru
5. Prof. Ms. do Depto. Administração da Instituição Toledo de Ensino-ITE, Bauru
6. Graduando em Ciências Sociais, Universidade Estadual Paulista-UNESP, Araraquara
INTRODUÇÃO:
Considerando-se a análise de alguns elementos da cultura das Faculdades Integradas de Ourinhos, Estado de São Paulo, objetivou-se com esse estudo, compreender a influência e promover melhorias nos elementos formadores da cultura, na busca da qualidade de vida dos funcionários que nela atuam.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas fontes primárias para obtenção dos dados, por meio de entrevistas contendo 58 questões abertas que abordavam diversos elementos formadores da cultura institucional como: artefatos visíveis (nome e logotipo, salas de reunião, estacionamento, infra-estrutura geral, etc), sistemas de crença e valores (criatividade e padronização, personalidade das chefias, etc), recursos humanos (salários e benefícios, ascensão profissional, etc); sistemas de símbolos (festas e confraternizações, pessoas tidas como referência, etc), cooperação e conflito (cooperação e competição entre trabalhadores, etc), as quais foram aplicadas pelos pesquisadores, com participação voluntária de 90% dos funcionários dos diversos níveis hierárquicos das seguintes seções e departamentos: diretoria, vice-diretoria, secretaria, biblioteca, tesouraria, contabilidade, departamento pessoal, almoxarifado, recepção e central de coordenação de cursos. Para análise, todas questões foram agrupadas por semelhanças e quantificação.
RESULTADOS:
Analisando os dados investigados, pode-se conhecer elementos favoráveis aos funcionários como: 76% afirmam que o nível de ruído no trabalho é baixo, 84% julgam que o clima predominante entre os colegas é de amizade, harmonia e respeito, 94,5% afirmam que existem investimentos em treinamentos que os desenvolvem profissionalmente, dentre outros; e elementos desfavoráveis: 61% gostariam da implantação de planos de saúde financiados pela instituição, 56% destacam a necessidade de aprimoramentos na infra-estrutura como: coberturas de áreas de circulação para proteção contra as chuvas e construção de banheiros mais próximos, 61% gostariam da existência de mais festas e confraternizações promovidas pela instituição, com fins de uma maior integração entre os departamentos, dentre outros.
CONCLUSÕES:
A partir do levantamento e da análise dos elementos da cultura, por meio da opinião dos próprios funcionários, forneceu-se um relatório para os dirigentes da instituição de ensino, propondo soluções para os elementos desfavoráveis e aperfeiçoamento nos favoráveis, na busca de uma melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, as quais estão sendo implementadas. Esse projeto demonstra a importância de estudos sobre a cultura de uma organização, com fim de revigorá-la, visando soluções aos desafios encontrados de maneira compartilhada.
Palavras-chave:  Cultura institucional; Qualidade de vida dos funcionários; Solução compartilhada.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004