IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 7. Ortodontia
ESCOVAÇÃO EM PACIENTES ORTODÔNTICOS: TÉCNICA X TEMPO
Rhita Cristina Cunha Almeida 1   (autor)   rhita.almeida@terra.com.br
Daniel Koo 2   (colaborador)   rhita.cristina@bol.com.br
Debora Guimaraes Vianna 2   (colaborador)   devi82@ig.com.br
Marco Antonio de Oliveira Almeida 1   (co-orientador)   malmeida@uerj.br
Catia Cardoso Abdo Quintao 1   (orientador)   malmeida@uerj.br
1. Depto. de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
2. Depto de Ortodontia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
INTRODUÇÃO:
Uma das maiores dificuldades encontradas pelo ortodontista é manter os pacientes com uma boa higiene oral, uma vez que o aparelho ortodôntico fixo aumenta a retenção de alimentos, proporcionando maior acúmulo de placa bacteriana e dificulta a higienização dos dentes.
Existem vários estudos a respeito da melhor maneira de se evitar o acúmulo de placa em pacientes portadores de aparelho ortodôntico, como o de Halla, Azevedo e Caram, Pereira e Souza, entretanto ainda não foram encontradas respostas concretas sobre o assunto.
Isto pode ser bem observado nos artigos de White. Ele se contradiz ao dizer em um artigo que o fundamental é ter um estímulo para a escovação e em outro que o aprendizado de uma técnica seria mais importante. O artigo de Neves e Cruz defende a utilização de uma escovação orientada como sendo mais eficiente.
Os autores através deste estudo, se propõem a avaliar a escovação em pacientes usuários de aparelho ortodôntico, comparando uma técnica de escovação ensinada e executada, e uma escovação realizada apenas respeitando um período de tempo estabelecido. E também, verificar se com apenas uma demonstração é possível assimilar a técnica ensinada.
METODOLOGIA:
Foram selecionados trinta pacientes em tratamento ortodôntico no curso de pós-graduação em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UERJ, na faixa etária de doze a dezoito anos e com aparelho total fixo.
Eles foram divididos em dois grupos: Grupo Tempo (Tp) e Grupo Técnica (Tc). Foi feita uma homogeinização previa dos grupos quanto à higiene bucal realizando-se a contagem de placas bacterianas antes e após a escovação dos dentes, utilizando um evidenciador de placa foto-evidenciado para que não fosse identificado pelos participantes.
Os pacientes foram chamados para uma primeira avaliação na qual, cada indivíduo recebeu uma escova de dente específica para tratamento ortodôntico. Ao Grupo Tempo foi pedido que escovassem o dente por três minutos sem nenhuma técnica estabelecida e ao Grupo Técnica foi ensinada uma técnica especifica utilizando-se um modelo de arcadas dentárias com aparelhagem ortodôntica. O evidenciador foto-evidenciado foi usado antes e após a escovação e os escores foram devidamente marcados.
Uma segunda avaliação foi marcada para os dois grupos, na qual novamente o Grupo Tempo escovou os dentes sem instrução, durante três minutos. Já ao Grupo Técnica foi pedido que escovassem os dentes usando a técnica ensinada sem no entanto reforçar os passos desta. O intervalo entre a primeira e a segunda avaliação foi de uma semana para os dois grupos. Novamente foi realizada a evidenciação de placa e todos os resultados foram comparados estatisticamente
RESULTADOS:
Foi utilizado o Teste t não pareado para comparar os índices de placa dos dois grupos antes do experimento e este apresentou valores não significativos. Os dois grupos nas diversas fases do experimento foram comparados estatisticamente através do Teste de Analise de Variância (ANOVA), que apresentou diferenças significativas em nível de 1% para as faces com aparelho e em nível de 5% para as faces sem aparelho.
O Teste de Múltipla Comparação, Student-Newman-Keuls, demonstrou diferenças significativas em nível de 5% entre os grupos com aparelho Técnica na primeira avaliação (Tc1) e Tempo na primeira avaliação (Tp1), Técnica na primeira avaliação (Tc1) e Tempo na segunda avaliação (Tp2) e Técnica na primeira avaliação (Tc1) e Técnica na segunda avaliação (Tc3).
Entretanto o mesmo teste não foi capaz de detectar diferenças significativas entre os grupos sem aparelho, contrariando o resultado do teste ANOVA.
CONCLUSÕES:
Com base na análise estatística da pesquisa concluiu-se que após a escovação houve uma redução considerável do índice de placa, tanto nos pacientes do Grupo Tempo como nos pacientes do Grupo Técnica.
O Grupo Técnica apresentou uma redução de placa estatisticamente significativa quando comparada ao Grupo Tempo na 1a avaliação, entretanto, na 2a avaliação pode-se verificar que a técnica não foi bem assimilada, já que não houve diferença significativa entre os grupos.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ortodontia; escovação; tecnica de escovação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004