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H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
A PRÁTICA DA LEITURA EM MATO GROSSO NO SÉCULO XX
Franceli Aparecida da Silva Mello 1   (orientador)   fasmello@terra.com.br
João Mützenberg 1   (autor)   joaomutzenberg@bol.com.br
Luiz Fernando de França 1   (autor)   luizfernandodefranca@bol.com.br
Nilzanil Soares e Silva 1   (autor)   sonilzanil@hotmail.com
Wanda Cecília Correa de Mello 1   (autor)   wandamello@bol.com.br
1. Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
No Brasil, a pesquisa sobre as práticas de leitura têm crescido nos últimos anos, assim como o número de publicações sobre o tema, o que denota uma disposição crescente por parte dos setores envolvidos com a leitura em colocá-la no topo das discussões sobre os elementos da cultura que são determinantes para superar nosso atraso em relação aos países do Primeiro Mundo. Em termos de pesquisa e publicações, entretanto, verifica-se uma concentração de trabalhos referentes ao eixo Sul-Sudeste do Brasil. Assim, julgamos oportuna uma pesquisa voltada para as práticas de leitura em Mato Grosso, onde praticamente não existem estudos específicos nessa área.
METODOLOGIA:
Nossa metodologia constituiu-se basicamente de dois procedimentos: pesquisa empírico-exploratória e pesquisa documental. A primeira realizou-se através de entrevistas com sujeitos reconhecidamentes leitores, selecionados de acordo com sua projeção no meio cultural mato-grossense. A pesquisa documental baseou-se em bibliografia sobre história de Mato Grosso, histórias da leitura, da cultura e do ensino no Estado. Jornais, revistas especializadas e estatísticas do IBGE também foram utilizados como fontes de pesquisa documental.
RESULTADOS:
Pelo apurado nas 30 entrevistas realizadas temos que 62% dos informantes foram alfabetizados fora da escola. No tocante à aquisição de material impresso, revelou-se que 46% adquiriam-no através de livrarias e bibliotecas de Cuiabá, os demais faziam-no por meio de empréstimos pessoais, reembolso postal, encomendas aos amigos que viajavam aos grandes centros, vendedores ambulantes. O jornal surgiu como o principal meio de acesso à leitura, seguido das revistas e dos livros. Quanto ao papel da leitura em suas vidas, além da formação profissional, nossos informantes referiram-na como forma de evasão e como a principal responsável pela sua formação política. A biblioteca surgiu como o local preferido para a prática da leitura, seguida do quarto de dormir e da varanda. Dentre os autores prediletos, Machado de Assis foi o mais mencionado, em seguida vieram Monteiro Lobato, José de Alencar e Olavo Bilac. O livro mais citado foi a Bíblia Sagrada. Dentre as instituições importantes para a promoção da leitura no Estado, a UFMT recebeu o maior número de menções.
CONCLUSÕES:
Através de depoimentos colhidos verificou-se que a importância da escola na formação de leitores é relativamente recente no contexto mato-grossense, no entanto, a comunidade muitas vezes encontrou mecanismos próprios para suprir a ausência do Estado neste setor. A carência de livrarias e bibliotecas levou a uma atitude solidária por parte dos leitores, favorecendo a criação de vários clubes literários e associações de leitores. Pelo apurado, ainda, podemos concluir que a implantação da UFMT nos anos 70 contribuiu para a democratização da leitura no Estado, pois estimulou a criação de editoras, incentivou a pesquisa, proporcionou maior intercâmbio intelectual, fortaleceu o comércio livreiro e despertou o interesse pelos autores locais.
Palavras-chave:  leitura; práticas; Mato Grosso.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004