IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
COMPORTAMENTO CUIABANO
Terezinha de Fátima Fernandes Matheus 1   (autor)   
Izolda Strentzke 1   (autor)   izastr@ig.com.br
1. GPA Ciências Sociais, Centro Universitário UNIVAG-MT.
INTRODUÇÃO:
O propósito primordial desta pesquisa foi analisar o comportamento do Cuiabano. Nosso interesse maior foi obter informações generalizadas, porém precisas, sobre as mais diferentes questões relacionadas ao comportamento da população. Analisamos alguns aspectos culturais da vida do homem, sendo que chegamos a algumas constatações que vieram enriquecer a verificação de que o homem desta região preserva certos costumes. O objetivo principal deste trabalho consiste em mostrar o quanto o cuiabano preserva a cultura, não deixando interferir as culturas dos imigrantes que vieram para esta região. O processo de imigração traz para qualquer região conseqüências tanto econômicas, políticos, sociais e culturais. Cuiabá vem apresentando uma dinâmica populacional muito significativa ao longo de sua história, principalmente nos últimos 30 anos. A questão imigratória contribuiu para o enriquecimento da mudança cultural da cidade.
METODOLOGIA:
A metodologia caracterizou-se por uma pesquisa histórica-descritiva. Os dados analisados pelos pesquisadores foram de procedências bibliográficas, documentais, descritiva, pesquisa de opinião utilizando questionário com temas relacionados ao comportamento da população de Cuiabá. Foram entrevistados 401 moradores da cidade de Cuiabá, estratificados em sete regiões do município. Os dados preliminares foram codificados e análises estatisticamente. Nosso interesse maior foi obter informações generalizadas, porém precisas, sobre as mais diferentes questões relacionadas ao comportamento da sociedade Cuiabana.
RESULTADOS:
Dentro do eixo de análise constatou-se a importância da cultura cuiabana que é perpassada de pai para filho na qual a população se orgulha. Os resultados revelam que dos entrevistados 60,6% são do sexo masculino e 39,4% são do sexo feminino. 20,2% da população entrevistada não trabalham e 79,8% trabalham. Destes 26,2% estudam e 73,8 não estudam. Os cuidados com a saúde referente a fumo e dengue 27,4% fumam e 72,6 não enquanto que 30% tiveram uma vez dengue, 20% duas vezes,13% três vezes e mais de três 12%, sendo que 25% não foram contaminados. A banana como fonte de alimentação 55% consomem regularmente, 35% as vezes e 10% raramente. Sendo as bananas mais consumidas 35% maçã, 29% nanica, 26% da terra, 6% prata, 3% ouro e 1% outros. Esta fruta é consumida 45% crua, 27% frita, 12% farofa, 7% cozida, 6% doce e 3% outros. Preservação do rio Cuiabá, 87% acham que o rio é poluído, 8% não sabem e 5% acham que não é poluído. A opinião com relação ao fato do rio Cuiabá secar, 42% dos homens acham que sim contra 40% das mulheres.O peixe de maior preferência dos cuiabanos é o pintado, onde 39,5% dos homens e 47,5% das mulheres consomem, tendo aproximadamente 3,5% da população que não consome peixe. Existe uma relação significativa estatisticamente de quem consome peixe também consumir banana. A maioria dos cuiabanos consome peixe no sábado e em casa num total de 58%, em contra partida 14% em restaurante e 12% na beira do rio.
CONCLUSÕES:
Verificou-se com a presente pesquisa que a população Cuiabana preserva a cultura, mesmo com a interferência da grande imigração de povos de varias regiões do Brasil, na busca de melhoria de vida, unindo assim as regiões. Embora tenha sido de grande relevância a imigração de povos de varias regiões brasileira que se deslocaram para Mato Grosso principalmente Cuiabá, constatamos que não houve muita interferência dos costumes imigratórios com relação a Cultura local dos cuiabanos, esta predominância ficou evidente na análise do trabalho. A cultura local se mantém e é ressaltada.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Cultura; Imigração; Costumes.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004