IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
SISA - FASE APTIDÃO - SOFTWARE DE CLASSIFICAÇÃO DA APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS COM BANCO DE DADOS MULTIMÍDIA
Jésus Franco Bueno 1   (autor)   bueno_jf@cpd.ufmt.br
Mauricio Vieira dos Santos 2   (colaborador)   mauricio_vs@pop.com.br
Claudia Aparecida Martins 3   (colaborador)   cam@icmc.usp.br
1. Prof. MSc. do Departamento de Ciência da Computação da UFMT
2. Bacharelando em Ciência da Computação da UFMT
3. Profa. Dra. do Departamento de Ciência da Computação da UFMT
INTRODUÇÃO:
A exploração econômica racional do potencial agrosilvopastoril do Brasil requer o mapeamento de recursos naturais e a implementação de Sistemas de Informações que manipulem complexas bases de dados para apoio às pesquisas científicas e inovador instrumento didático-pedagógico para o ensino. O solo e sua aptidão agrícola, recursos importantes neste contexto, são objetos deste projeto de pesquisa em Ciência da Computação, que desenvolve o SISA - Sistema de Identificação de Solos e Aptidão Agrícola com uma base de dados de análises de amostras de solos em laboratórios, imagens e vídeos. Para reduzir sua complexidade, segundo as técnicas de Engenharia de Software (Pressman, 1995) foi adotada uma abordagem sistemática por partes. Na fase Identificação de Solos (Bueno, 2001) foi implementada a chave de identificação de solos baseada no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Embrapa, 1999) introduzindo a nova nomenclatura das classes de solos, procedimentos de identificação e classificação de solos. Nesta fase Aptidão Agrícola, os trabalhos foram desenvolvidos para a identificação das características distintivas de classificação da aptidão agrícola das terras (Embrapa, 1993) e sua sistematização em uma chave de identificação da aptidão. A natureza científica e multidisciplinar constitui-se um desafio à definição do modelo computacional e sua implementação com interfaces amigáveis.
METODOLOGIA:
O estudo detalhado e sistemático do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e do Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras tem mostrado as semelhanças na forma como os cientistas da área definem os procedimentos relacionados à classificação. Em ambos os sistemas estão presentes uma estrutura hierárquica categórica definida em níveis conduzindo a visualização de uma estrutura de dados computacional na forma de árvore binária (Villas, 1993) com múltiplas raízes de entrada. A análise de requisitos de sistema sob a ótica de processos e de persistência de dados exigiu de início a adoção das consagradas técnicas de Análise e Projeto Estruturados (Yourdon, 1990; Yourdon e Constantine,1990) gerando o modelo de processos com Diagrama de Fluxo de Dados e o Diagrama de Estrutura Modular, o modelo de dados com o Diagrama Entidade-Relacionamento (Chen, 1990) e o modelo comportamental com o Diagrama de Transição de Estados. A implementação foi feita em ambiente de desenvolvimento integrado Delphi com linguagem de programação Pascal Object e componentes visuais. O Banco de Dados foi implementado no SGBD Interbase, versão gratuita, com a inclusão de imagens. As interfaces de usuário foram definidas para criar um padrão de interatividade, simulando a navegação sobre a chave da árvore de perguntas com hiperlinks para textos de ajuda e informações adicionais semelhantes aos aplicados em páginas web. A classificação da aptidão obtida pode ser visualizada e impressa.
RESULTADOS:
O elevado caráter técnico-científico dos sistemas de classificação exige a modelagem de sistemas com estruturas complexas para manipulação de dados em tempo de processamento que devem ser armazenados em meios permanentes como banco de dados relacional facilitando a manutenção. O software resultante deste trabalho de pesquisa está fundamentado nos conceitos de Engenharia de Software e foi concebido com base em trabalhos publicados pela Embrapa, faltando no ciclo de desenvolvimento de software a interação com o usuário. Em face da inexistência de trabalhos semelhantes na área de Ciência da Computação, a qualidade do software como produto será auferida com o feedback dos usuários para a atualização das futuras versões do SISA.
CONCLUSÕES:
O uso de software no ensino de graduação e pós-graduação tem se mostrado importante instrumental didático-pedagógico para aprendizado envolvendo grandes volumes de informações e proporcionando a interatividade necessária para a qualquer tempo selecionar as informações de interesse. Novos estudos são necessários para a migração do SISA para o modelo orientado a objeto. Com o desenvolvimento do sistema FertiSolos, que se encontra em fase de aquisição de dados e modelagem, a integração de todas as bases de dados com aplicação de técnicas de data minning e inteligência artificial nos processos de tratamento dos dados poderá acrescentar especialização aos sistemas, permitindo o aperfeiçoamento do software como produto. Espera-se que projetos semelhantes venham a receber a atenção de pesquisadores em Ciência da Computação e possam contribuir para o desenvolvimento do ensino e pesquisas relacionadas às Ciências Agrárias.
Palavras-chave:  Engenharia de Software aptidão agrícola; Software de aptidão agrícola; Software aplicado a Agronomia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004