IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
ANÁLISE MORFOLÓGICA DOS COTILÉDONES DE Anacardium Occidentale L. - CASTANHA DE CAJU
Ana Pavla de Almeida Diniz Gurgel 1   (autor)   apavla@yahoo.com.br
Jose Antonio Novaes 1   (orientador)   jantonio@dbm.ufpb.br
Flavia Dias Suassuna 1   (autor)   flaviasuassuna@hotmail.com
1. Depto de Biologia Molecular, Universidade Federal da Paraíba
INTRODUÇÃO:
A unidade de dispersão de Anacardium occidentale L. apresenta uma grande importância econômica, sendo muito consumida no Nordeste brasileiro. A. occidentale apresenta uma composição químca bem determinada, daí sua importância industrial e comercial. A casca da castanha apresenta cerca de 30% de fenóis e ácidos fenólicos com longas cadeias, destacando-se o fenol, o resorcionol e o ácido salicílico. O presente trabalho tem por objetivo realizar o estudo morfologico dos cotilédones de A. occidentale.
METODOLOGIA:
As unidades de dispersão foram adquiridas na CEASA - João Pessoa PB. Em seguida, as mesmas foram fixadas com formaldeído, desidratadas com concentrações crescentes de etanol, banhadas e incluidas em bolocos de perfusão (parafina) e seccionada em micrótomo de navalha rotativa. As secções desparafinizadas foram coradas com Azul de Toluidina (AT) nos pHs 2,0 e 4,0, Safrablue (SB), Xylidine Ponceau (XP)pH 1,7 e Reativo de Shiff.
RESULTADOS:
O Safrablue permitiu a caracterização geral dos cotilédones, evidenciando a alata afinidade da parede celular das células parenquimáticas pelo zul de Astra. Os vasos condutores bem como a parede celular das células da testa mostrou uma alta afinidade pela safranina. O Azul de Toluidina motrou uma alta afinidade pelas células parenquimáticas, o que evidencia que as mesmas são extremamente acidofilas. Com o pH 2,0, foram coradas as células próximas ao integumento, evidenciando a presença de radicaias sulfatados em vegetais. Com a utilização do Xylidene Pouceau, observou-se a alta afinidade das células parenquimáticas pelo corante, o que evidencia a presença de muitos grânulos proteicos, os quais estavam homogeneamente distribuidas pelas células parenquimáticas. O Reativo de Shiff, sem tratamento prévio, mostrou afinidade pelos corpos fenólicos, o que indicou a presença de muitos corpos fenólicos no parenquima do cotilédone.
CONCLUSÕES:
Com a utilização dos corante Azul de Toluidina nos pHs 2,0 e 4,0, foi possivel observar a presença de radicais carboxlados bem como de radicais sulfatados nas células parenquimáticas do cotilédone. Foi possivel também observar a presença de basofilia, nas células parenquimáticas e basofilia metacromática nos elementos de vasos. Com a utilização de Xylidine Ponceau foi possivel observar a grande quantidade proteica que estas unidades de dispersão apresentam, uma vez que o parenquima foi corado de forma homogenea. Com a utilização do Reativo de Shiff, foi possivel observar a presença de uma grande quantidade de corpos fenólicos nas células parenquimáticas. A utilização do safrablue permitiu a caracterização dos cotilédones.
Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Botânica; Castanha; Fisiologia Vegetal.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004