IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 9. Educação Permanente
FESTA, RITUAL E CELEBRAÇÃO
Sandra Regina de Queiroz Leite 1   (autor)   squeiroz20032003@yahoo.com
1. Programa de Doutorado Internacional em Educação, Universidade de Siegen - AL
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO
A temática desta pesquisa é resultado parcial de observações, registros e investigações, que culminaram em uma dissertação de mestrado Identidade: Teia em movimento – A Dimensão Educativa da Festa de Santo Antônio de Mimoso. Estou revisitando o campo de pesquisa, no qual pretendo desvelar com a tese de doutorado em curso pela Universidade de Siegen/Alemanha as questões que emergiram.
Festas e Rituais aparecem na literatura com várias definições, conceitos e diferentes caráter, mas neste trabalho serão abordados como fatos sociais que ocorrem em diferentes culturas. Seja de caráter laico ou religioso, mas que representam a expressão cultural de um grupo ou região. E na qual ocorram manifestações de alegria, descontração, partilha, celebrações individuais e coletivas. Estando as festas intrinsecamente ligadas aos rituais, que são fenômenos antagônicos, fazendo parte de um mudo irreal, e cujos ritos são reatualizados nos rituais, que mantem os mitos ancestrais ritualizados no presente numa projeção para o futuro.
Estabelecemos por objetivo da pesquisa, entender o que são os rituais e por que estes são criados, por diferentes sociedades em diferentes tempos e espaços?
O universo de observação investigativa é a Universidade Popular Comunitária de Cuiabá/MT – UPC. Sendo está um espaço educativo atípico se tomarmos por referencia de Universidade os modelos tradicionais. A UPC oportuniza a jovens e adultos o envolvimento humano, a convivência, a ludicidade, a pertinência de saberes a multiplicidade da vida, valores, conhecimentos e habilidades.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA
Partindo do conceito da Física – de que nada se cria, mas tudo se transforma -, o atual estágio desta pesquisa, é resultado de um processo de buscas de algum tempo. E a cada conclusão parcial outros problemas são indicados, bem como o aprofundamento de alguns já desencadeados. Assim sendo, abordamos os procedimentos metodológicos necessários para dar continuidade à pesquisa. Será um estudo de caso, com o seguinte roteiro de pesquisa: revisão bibliográfica e levantamento de pesquisas e discussões atuais, em evidência e relevantes sobre a temática. Nesse sentido a pesquisa apresenta uma abordagem histórica Cultural, em que o particular e o geral se relacionam. Pesquisa de campo: observação participante e acompanhamento dos eventos; coleta de dados com cinco coartesentis (discentes) da UPC – campus Herbert de Souza, numa perspectiva biográfica, com ênfase para as respectivas histórias de vida. Entrevista, nesta etapa da pesquisa serão utilizados equipamentos audiovisuais: câmera de vídeo, gravador, maquina fotográfica e registro (caderno de campo). Os ambientes serão, todos os eventos, festas, celebrações, comemorações e culminâncias promovidas pela e na UPC.
RESULTADOS:
RESULTADOS
A pesquisa encontra-se na fase inicial, no que concerne a nova proposta, porém, muito envolvente. No primeiro momento em que os e as coartesentis - sujeitos da pesquisa foram convidados a fazerem parte da mesma, foi excelente a receptividade, bem como a pré-disposição em colaborar. As entrevistas iniciais confirmam não só a boa vontade, mas principalmente a satisfação (orgulho) dos participantes. O que se poderia apresentar preliminarmente como resultado, é que a festa é um elemento aglutinador, é o momento dos encontros, trocas, descontração, danças, músicas etc.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO
As discussões iniciais apontadas pelos sujeitos da pesquisa dão conta de que para estes, as festas e celebrações são caracterizadas pelos rituais nelas apresentados. Vários eventos são festas e ou celebrações, mas os símbolos, ritos, tempo e espaço é que caracterizam a natureza do evento. Pois as culminâncias dos resultados e preparação dos produtos da UPC Herbert de Souza são sempre motivo para comemorar, celebrar, ou seja, começa e termina em festa, embora estas não sejam de caráter religioso, tem dimensão sagrada, uma vez que a educação é entendida neste espaço como um ideal sagrado, de oportunidades e realizações.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Festa; Rirual; Celebração.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004