IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais
ANÁLISE DE AÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EM COOPERATIVAS BRASILEIRAS
Rogéria Gomes Ramos 1   (autor)   rogeriagomesramos@yahoo.com.br
Naldeir dos Santos Vieira 1   (colaborador)   
José Horta Valadares 1   (orientador)   jvaladares@yahoo.com.br
1. Depto. de Economia Rural, Universidade Federal de Viçosa  UFV
INTRODUÇÃO:
A implantação do conceito de responsabilidade social dentro das empresas, ainda tem sido variável e muitas delas confundem-na com ações de Filantropia, em geral sem nenhuma ligação com o seu objetivo de negócio. Todavia, tomando por base que a responsabilidade social seria uma maneira de conduzir os negócios, as atividades da empresa, de tal modo que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social, não pode ser considerada sinônimo de Filantropia, sendo que esta trata de ações assistencialista externa da empresa que visa retribuir à comunidade os benefícios que adquiriu, através de auxílios aos menos favorecidos, melhorando sua imagem pública.
Contudo o que o mundo moderno e as empresas vem tentando agregar a seus valores como: desenvolvimento sustentável, promoção humana que consequentemente refletem na melhoria de vida e no aumento do nível de renda da coletividade, são características que estão arraigadas no cerne das Empresas Cooperativas, onde a eficiência econômica é equiparada em importância ao fator humano. Deste modo, é importante analisar como é a ação da responsabilidade social dentro das Cooperativas, já que ela está implícita dentro de um de seus Princípios que é o "Interesse pela Comunidade".
O objetivo desse trabalho foi analisar a prática da Responsabilidade Social nas Cooperativas Brasileiras; apresentar casos de sucesso e insucesso; comparar as estratégias utilizadas e definir os pontos fortes e limitações da ação da responsabilidade social.
METODOLOGIA:
Utilizou-se a análise documental de quatro Cooperativas Brasileiras, que desenvolvem projetos de Responsabilidade Social. Foram analisadas as experiências da Cooperativa de Trabalho Odontológico de Belo Horizonte Ltda - Uniodonto BH - MG; Cooperativa Rural de Gestão Inovadora Ltda - Corgil - Ceará; Cooperativa de Serviços Agroflorestais Industriais - Coopsai - Pará e Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas Ltda - Consul - MG, que participaram do II Seminário de Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, realizado em Recife nos dias 15 a 18 de Dezembro de 2003. Foram realizadas também, pesquisas bibliográficas, assim como consultas na internet.
RESULTADOS:
Foi constatado nas Cooperativas analisadas que suas estratégias de implantação de Projetos de Responsabilidade Social têm características em comum, como: realizar uma análise da realidade da comunidade onde se almeja implantar um projeto, para que se possa conhecer suas necessidades; com base em dados realizar um planejamento estruturando as atividades que serão desenvolvidas - embora estas Cooperativas sejam de ramos distintos e diversas regiões. Estas, estratégias uma vez divulgadas no evento serviram como base para que as demais Cooperativas interessadas estruturassem suas próprias estratégias. Foram definidas algumas características e estratégias de ação do processo de auto-gestão dos Projetos Sociais, tais como: profissionalização da gestão dos Projetos Sociais; fomento contínuo a iniciativa de Responsabilidade Social; privilégios a projetos focados em geração de emprego e renda e planejamento participativo para definição das linhas de trabalho em projetos social
CONCLUSÕES:
Embora muitas organizações vislumbrem na Responsabilidade Social a melhoria de sua imagem corporativa, do presente trabalho conclui-se que os projetos de Responsabilidade Social em Cooperativas trazem maior confiança e melhor desempenho, tanto na elaboração quanto na sua aplicação, por parte dos associados, dirigentes da Cooperativa e a comunidade onde estão sendo implantados. Além disso, estão auxiliando de forma direta no desenvolvimento da qualidade de vida. Entretanto ocorre que em alguns projetos não foram delimitadas suas áreas de implantação, acarretando numa sobrecarga de atividades e vindo posteriormente a prejudicar o desenvolvimento deles. Contudo é importante salientar que os governos locais estão auxiliando através de parcerias feitas com tais Cooperativas servindo também de impulso para implantação dos mesmos.
Palavras-chave:  Cooperativas; Responsabilidade Social; Projetos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004