IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO AGLOMERADO URBANO CUIABÁ-VÁRZEA GRANDE-MT E AS QUESTÕES AMBIENTAIS
TÃNIA REGINA KINASZ 1   (autor)   trkinasz@vsp.com.br
HUGO JOSÉ SHEUER WERLE 1   (orientador)   hugowerle@terra.com.br
1. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA-PROGRAMA DE MESTRADO EM GEOGRAFIA-ICHS-UFMT
INTRODUÇÃO:
As questões ambientais integram o cotidiano da população, instituições governamentais e não governamentais. Esforços são direcionados para o encontro de soluções visando a resolução dos problemas decorrido da degradação ambiental imposta pelo homem. Degradação decorrente do aumento e sofisticação da atividade humana aliadas ao crescimento econômico e demográfico, que no decorrer de seus processos produtivos e de consumo degradam. Uma das preocupações é as alterações significativas no uso dos recursos naturais (solo, água e ar), que usados de forma inadequada podem influenciar na qualidade de vida da população e destino do planeta, com destaque para poluição e/ou contaminação dos recursos hídricos e do solo, causados principalmente pela deficiência em saneamento , destacando- se a produção e destinação inadequada dos resíduos sólidos.
O aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande possui uma população de 686.481 habitantes, e enfrenta esse problema como outras cidades do país.
Com o aumento das atividades econômicas, observa-se o aumento da prestação de serviços de alimentação.Esses serviços geralmente denominados Serviços de Alimentação e Nutrição, produzem quantidades consideráveis de resíduos engrossando os problemas do aglomerado.
Este trabalho objetiva analisar a composição dos resíduos sólidos produzidos nos serviços de Alimentação e Nutrição no aglomerado Cuiabá-Várzea Grande e verificar a influência do tipo de cardápio e serviço na geração desses resíduos.
METODOLOGIA:
Adotando-se a abordagem quantitativa foram realizadas pesquisa bibliográfica, trabalho de campo em cinco estabelecimentos que produzem e distribuem refeições em Cuiabá, e em dois estabelecimentos em Várzea Grande, todas com Nutricionista como Responsável Técnico pelo serviço, bem como pesquisa documental realizada nas Secretarias de Serviços Públicos dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, e entrevistas.Foram privilegiados os aspectos físicos e quantitativos de geração de resíduos referentes ao mês de novembro de 2003, utilizando-se a técnica de pesagem em separado de cada tipo de resíduo, através de balança digital capacidade 15 quilos, balança tipo leque capacidade 20 quilos e balança tipo plataforma capacidade de 200 quilos, alem de formulários. Para os dados quantitativos de geração e coleta de resíduos sólidos no município de Várzea Grande, utilizou-se dados referentes ao período janeiro 2002 à dezembro de 2003, uma vez que a Secretaria de Serviços Públicos informou não possuir dados oficiais anteriores., sendo que para o município de Cuiabá utilizou-se dados referentes ao período de 1993 à 2002. Foram realizadas entrevistas com os Nutricionistas responsáveis pelos serviços dos estabelecimentos, e com os Assessores das Secretaria de Serviços Públicos dos Municípios pesquisados. Para análise dos resultados foi utilizado o software SPSS version 9.0,sendo analisados as medidas de tendência central e dispersão e a correlação no nível de significância estabelecido de 0,05.
RESULTADOS:
Verificamos que os principais componentes dos resíduos sólidos produzidos nos Serviços de Alimentação e Nutrição nos estabelecimentos pesquisados são provenientes dos restos de refeições com índices que variam de 22,09% à 67,38%, seguido de aparas/resíduos de alimentos com índices que variam de 16,82% à 45,19%. Os componentes categorizados como outros tiveram índices que variam de 0,86% à 26,58%, papel/papelão tiveram índices que variam de 1,16% à 17,03%, lata com índices que variam de 0,50% à 16,78% e vidro com índices que variam entre 0,00% à 3,93%. Observando-se a composição gravimétrica dos resíduos sólidos domiciliares de várias cidades do país e comparando -se aos índices encontrados nos serviços pesquisados, verifica-se que os componentes de maior representatividade são os restos de refeições e aparas/resíduos de alimentos, portanto componentes orgânicos, seguido dos componentes denominados outros, papel/papelão, lata e vidro, sendo portanto semelhantes.
O cardápio trivial médio contribui com maior quantidade de resíduos quando comparado ao cardápio trivial simples,havendo correlação entre a geração de resíduos provenientes de papel/papelão, lata, aparas/resíduos de alimentos e o tipo de cardápio, não havendo correlação com o componente vidro. Quanto ao tipo de serviços observa-se que a modalidade self service contribui com maior quantidade de resíduos provenientes de restos de refeições quando comparado ao serviço convencional.
CONCLUSÕES:
O cardápio trivial médio contribui com maior geração de resíduos quando comparado ao cardápio trivial simples.
Nos locais cujos cardápios são trivial médio as maiores proporções de resíduos são de aparas/resíduos de alimentos, outras fontes, papel/papelão, lata e vidro, sendo que nos locais com cardápios trivial simples as maiores proporções são provenientes de aparas/resíduos de alimentos, papel/papelão, outras fontes, vidro e lata, estando possivelmente relacionadas às deficiências de planejamento, execução e complexidade de cardápios.
A modalidade self service contribui com maior geração de resíduos provenientes de restos de refeições comparados ao serviço convencional, estando possivelmente relacionadas a inadequação dos Programas de Educacionais.
Nos serviços pesquisados a proporção de resíduos sólidos orgânicos são semelhantes aos resíduos sólidos domiciliares encontrados em outras cidades do país e não vem sendo acompanhada por medidas que possibilitem a redução na geração.
Os Nutricionistas dos serviços pesquisados devem repensar atitudes, uma vez que medidas técnicas e administrativas relacionadas a produção e distribuição de refeições são passíveis de priorização, visando não somente a racionalização de custos e qualidade das refeições , mas também a satisfação e a saúde dos clientes e a necessidade de racionalização na geração de resíduos, minimizando os desperdícios, contribuindo com a diminuição dos problemas ambientais.
Palavras-chave:  Resíduos sólidos; Serviço de Alimentação e Nutrição; Degradação ambiental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004