IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
UPC-UNIVERSIDADE POPULAR COMUNITÁRIA DA SOLIDÃO À SOLIDARIEDADE
Maria de Fátima Silva 1, 2   (autor)   rosagoes@terra.com.br
Rosangela Carneiro Góes 1, 3   (autor)   Ms. / rosagoes@terra.com.br
Luiz Augusto Passos 2   (orientador)   Prof. Dr. / passos@cpd.com.br
Insa Fooken 3   (orientador)   Prof.ª Dr.ª / fooken@psychologie.uni-siegen.de
Bernd Fichtner 3   (orientador)   Prof. Dr. / fichtner@paedagogik.uni-siegen.de
1. Universidade Popular Comunitária - UPC
2. Pós -Graduação em Educação - Universidade Fedral de Mato Grosso - UFMT
3. Programa Internacional de Doutorado em Educação- INEDD - Universidade de Siegen- UNI SIEGEN-DE
INTRODUÇÃO:
O objetivo desta pesquisa é compreender as relações entre aprendizagem, produção de conhecimento e afetividade, na UPC  Universidade Popular Comunitária em Cuiabá. Que desenvolve desde 2002 um trabalho educativo do ensino fundamental ao superior, com 150 adultos. A idéia da UPC nasceu de um levantamento socioeconômico realizado pela SME na Microrregional Herbert de Souza que engloba onze bairros da região sul. Este levantamento constatou que a baixa escolarização dos pais que contribuía com as perdas escolares e impactava negativamente as relações familiares. Evidenciou a preocupação dos professores da região com o modelo educativo ofertado à população adulta. A matricula na UPC foi feita através de uma entrevista em que as pessoas contavam sua história de vida. Chamou a atenção o fato de muitas delas falarem a respeito de sua solidão. Embora, a entrevista fosse longa elas não se cansavam e voltavam nos dias seguintes, com vizinhos e familiares. Demonstrando a solidão, mas também, a preocupação com o outro. A proposta curricular da UPC tem por base as histórias de vida dos envolvidos destacando as competências profissionais, outras habilidades, sonhos e desejos. As atividades organizadas sob a forma de mesas, oficinas, ferramentarias, laboratórios de intervenção e saberências. A UPC é um espaço onde todos ensinam e aprendem. Os papéis de professor (denominado artisentis) e aluno (coartisentis) se alternam, favorecendo a construção de laços afetivos e relações solidárias
METODOLOGIA:
A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e utilizamos para no seu desenvolvimento: diário de campo; questionário de matricula; entrevistas com os envolvidos no processo. O referencial teórico tem por base os autores: Antônio Negri, Boaventura de Souza Santos, Vygotsky. Os atores envolvidos são os artisentis, coartisentis e seus familiares. Buscando compreender como a organização proposta pela UPC potencializa a construção de laços que favorecem a permanência dos adultos no espaço educativo e o desenvolvimento de ações coletivas. Esta pesquisa é finciada pela FAPEMAT - Fundação de amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso.
RESULTADOS:
Dos 150 alunos apenas três não concluíram ainda o processo de alfabetização. Seis alunos desenvolvem atividades de alfabetização integrando o programa Brasil alfabetizado, contribuindo para o processo de aquisição de habilidades de leitura e escrita de outros 130 adultos da região. Realização de vinte e três programas de rádio a respeito do cotidiano dos bairros envolvidos, produção de um livro a partir das histórias de vida, uma peça de teatro e um coral.
CONCLUSÕES:
: O resultado obtido evidencia que à perspectiva de uma educação continuada, que favoreça a inserção de todos como sujeito, valorizando as diferentes vivências, possibilita além do processo de escolarização, a formação de grupos capazes de se auto organizar e implementar ações coletivas, nas esferas educativa, cultural e laboral.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT
Palavras-chave:  Educação de Adultos; Solidão; Solidariesdade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004