IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião
FORMAS DE HIERARQUIA E SOLIDARIEDADE NA TENDA SANTA BÁRBARA
Gustavo Pimenta 1   (autor)   
Fabio Jardim 1   (autor)   
Bruno Rogens 1   (autor)   
Janaina Campos 1   (autor)   
1. Depto. de Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
O presente estudo é fruto de viagens feitas à comunidade de descendentes de quilombo de Morada Nova, localizada no município de Lima Campos, interior do Maranhão, nos períodos dos festejos para Santa Bárbara em 2003 e 2004. A prática do terecô, religião afro-brasileira, brinquedo de Santa Bárbara, ou Tambor da Mata é a maior manifestação religiosa da região, considerada como tendo influências da encantaria da Mata.
METODOLOGIA:
A amostra da pesquisa é composta de informações de tocadores chamados abatazeiros e cabaceiros, de chefes de tendas, de dançantes e de entrevistas com pessoas da comunidade e de comunidades vizinhas. As entrevistas tiveram o caráter de depoimento, com observações do comportamento e de práticas religiosas ligadas ao terecô. Além das entrevistas tiramos fotos e realizamos filmagens das festas assistidas.
RESULTADOS:
O estudo permitiu a realização de etnografia das festas para Santa Bárbara no povoado, constatando-se sua importância na preservação da unidade do grupo. A festa é o momento onde é demonstrando a forma de organização e unidade do grupo dentro e fora do ritual, e no cotidiano. Tanto para os participantes da localidade como para brincantes de comunidades vizinhas.
CONCLUSÕES:
A festa para a comunidade possui importância fundamental pois é através dela que se consolida a formação hierárquica do grupo e se constata a reafirmação dos valores dominantes. A realização do festejo dá continuidade a (re)elaboração da hierarquia social na comunidade e fortalece os laços de solidariedade entre os membros da irmandade da Tenda Santa Bárbara, da comunidade de Morada Nova e entre os participantes de comunidades vizinhas.
Palavras-chave:  Terecô; Comunidade Quilombola; hierarquia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004