IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO IGARAPÉ ALTAMIRA, ALTAMIRA, PARÁ.
Iranilda da Costa Aranha 1   (autor)   iranilda.aranha@bol.com.br
Flávio Bezerra Barros 1   (orientador)   flaviobb@ufpa.br
1. Laboratório Integrado de Biologia e Educação Ambiental/UFPA, Campus Universitário de Altamira
INTRODUÇÃO:
A cidade de Altamira, localizada no oeste do Estado do Pará, apresenta diversos igarapés em toda sua extensão, entre eles, o Altamira. Durante a colonização ocorrida na cidade, intensificada a partir da década de 70, com a abertura da Rodovia Transamazônica (BR 232), a ocupação desordenada nas margens desses cursos d’água trouxe diversos problemas socioambientais, refletindo a falta de política urbana para o crescimento ordenado das cidades. Esse tipo de ocupação é bem característico em municípios banhados por igarapés em toda Amazônia. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivos investigar e compreender os aspectos sociocultural e econômico da comunidade que ocupa o igarapé Altamira em seu trecho urbano, identificando as principais causas dos problemas socioambientais, bem como o histórico evolutivo do lugar, ou seja, como o igarapé era há 30 anos e como se encontra atualmente, levando-se em consideração seus aspectos naturais e culturais. Esta pesquisa visa mostrar que a poluição produzida pelo ser humano está diretamente ligada a maneira como este se relaciona com a natureza.
METODOLOGIA:
A metodologia está fundamentada numa abordagem qualitativa com enfoque dialético, que permite investigar a realidade do local, contextualizada num todo mais amplo. Foram realizadas observações diretas na área, além da aplicação de entrevistas semi-estruturadas com os moradores da localidade. Durante a pesquisa foram feitos registros fotográficos da área para identificar os problemas ambientais existentes. Houve também a participação direta no cotidiano da comunidade para facilitar o envolvimento do pesquisador com a realidade do lugar.
RESULTADOS:
A partir desse trabalho, pôde-se identificar diversos problemas de ordem socioambiental, tais como: a) ocupação humana desordenada e ilegal ao longo do igarapé; b) poluição de praticamente todo o trecho estudado no perímetro urbano (dejetos humanos, lixo de diversas origens, despejo de esgotos da cidade, etc.); c) ausência de água potável ou fornecimento de água pela empresa de saneamento do Estado; d) ausência de serviços educacionais e de saúde na localidade; e) falta de infra-estrutura nas construções habitacionais, trazendo diversos riscos às pessoas; f) doenças causadas pelo acúmulo de lixo e poluição das águas, acometendo principalmente as crianças; g) uso desordenado do solo, e h) retirada da mata ciliar, causando principalmente o assoreamento do igarapé e consequentemente sua extinção.
CONCLUSÕES:
A ocupação desordenada do solo causa riscos urbanos e ambientais. Os problemas socioambientais de Altamira, particularmente na região do igarapé Altamira, refletem as desigualdades socioeconômicas de uma região marcada pela ausência de políticas públicas. É necessário que haja um maior interesse por parte do poder pública para implementar medidas que venham solucionar tais problemas, a fim de ordenar o espaço territorial do município e garantir a melhoria da qualidade de vida da população. É preciso, também, promover o crescimento da consciência ambiental para que a comunidade possa participar com mais efetividade das decisões, bem como ajudar na fiscalização e no controle da degradação ambiental, pois não há uma política pública de caráter social e ambiental adequada para a área estudada, bem como ações em educação ambiental.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  igarapé Altamira; Problemas socioambientais; Educação ambiental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004