IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE CRIANÇAS: PREFERÊNCIA E CONHECIMENTO SOBRE ALIMENTAÇÃO
Maria Helena Orlandi Campos 1   (autor)   lenamhoc@hotmail.com
Nadja Maria Gomes Murta 1   (colaborador)   nadjanut@hotmail.com
Mark Anthony Beinner 1   (colaborador)   mbeinner@yahoo.com
Rosana Passos Cambraia Beinner 1   (orientador)   rosabeinner@fafeid.edu.br
1. Departamento Enfermagem, Faculdade de Saúde, Faculdades Federais Integradas de Diamantina - FAFEID
INTRODUÇÃO:
O prejuízo provocado pela alimentação inadequada é evitável, e a boa alimentação infantil é prioridade para o desenvolvimento de um ser humano saudável. O comportamento alimentar de crianças e jovens está associado a sua preferência e ao seu conhecimento sobre valores nutricionais dos alimentos, sendo possível determinar se o oferecimento adequado da alimentação está ligado ao aprendizado sobre alimentação e saúde. Um estudo mais apurado do comportamento alimentar de crianças e adolescentes pode indicar mudanças necessárias para ajudar no estabelecimento de hábitos de alimentação saudáveis para os mesmos. O presente projeto investigou as crianças matriculadas na Vila Educacional de Meninas, quanto à preferência alimentar em relação à qualidade da alimentação e ao conhecimento do valor nutritivo dos alimentos.
METODOLOGIA:
População em estudo: 23 meninas com idade entre 8 a 14 anos, matriculadas em escola pública, de Diamantina, Vale do Jequitinhonha (MG). Local do estudo: Vila Educacional de Meninas (VEM), programa educacional filantrópico onde as meninas recebem estimulação, alimentação, reforço escolar e assistência social. Foi obtido o valor e porcentagem dos nutrientes (programa Virtual Nutri, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo), à partir das receitas das refeições e pesagem das porções oferecidas no almoço. Utilizou-se o critério dos 5 pratos mais calóricos e dos 5 menos calóricos, que fizeram parte do questionário. Foram confeccionadas fotografias das refeições servidas (tamanho natural), para que as crianças apontassem suas preferência e respondessem questões sobre alimentação, classificando a refeição em saudável e não saudável, caracterizando a preferência alimentar e o conhecimento nutricional. Foram utilizados os aplicativos Excel (Microsoft) e Statistica (Statsof).
RESULTADOS:
Foi verificado que a instituição possui uma boa horta, que fornece 50% dos alimentos consumidos, sendo que as meninas participam do cultivo e colheita dos alimentos. As refeições foram avaliadas quanto ao peso médio da porção (gramas), energia (kcal), proteína, carboidrato e gordura (gramas, porcentagem), ferro, zinco e cálcio (miligramas). Foram selecionadas dez refeições para o questionário da preferência e conhecimento alimentar. Verificou-se que as crianças possuem limitado conhecimento sobre alimentação, restringindo a justificativa como apenas a presença de vitaminas nas verduras frescas utilizadas. Não foram constatadas justificativas precisas quanto a alimentação saudável. As refeições 1 (mandioca e salada) e 4 (farofa de banana e salada) foram as preferidas pelas meninas (52%). Verificou-se que 91% das meninas aprenderam sobre alimentação na escola, 56% delas também com a família, 26% com amigos e 47% na televisão e revistas.
CONCLUSÕES:
O fato das meninas auxiliarem na elaboração das refeições deveria ser mais bem aproveitado, para associar a tarefa de preparo da alimentação, ao valor nutritivo e equilíbrio entre alimentos. Considerando que a população sob estudo representa um grupo de jovens que nos próximos anos estará alimentando seus próprios filhos, é preocupante verificar que a educação alimentar é limitada no conteúdo escolar, de forma pouco prática. Algumas idéias surgiram das próprias meninas, como por exemplo a confecção de um pequeno livro educativo com receitas e fotografias, além de quadros com as fotografias no refeitório. Práticas alimentares saudáveis devem estar ligadas ao conteúdo educativo, para que a assimilação do conhecimento nutricional reverta em melhoria na qualidade da alimentação da população. A elaboração de estratégias que favoreçam o comportamento alimentar saudável, baseado no conhecimento sobre o valor nutritivo das refeições, permitiria a melhoria da qualidade da alimentação consumida, estimulando a prática junto às famílias.
Instituição de fomento: CNPq - Bolsa IC Processo 551.785/02 AI
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Alimentação; Comportamento Alimentar; Criança.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004