IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EDUCAÇÃO E CIDADANIA: A NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS DE ARATUBA/CEARÁ
Antônia Solange Pinheiro Xerez 1, 4   (autor)   solangexerez@bol.com.br
Sandra Helena Lima Moreira 1, 2   (autor)   sandramoreiras@bol.com.br
Juceli Lima de Souza 1, 3   (autor)   jucelibengert@yahoo.com.br
1. Profa. Mestra no Curso de Pedagogia da Faculdade Christus - FC
2. Doutoranda em Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC
3. Profa. Mestra no Curso de Administração da Faculdade Christus - FC
4. Supervisora junto à Secretaria de Educação de Maracanaú/CE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho faz uma reflexão da construção da cidadania em Aratuba, município cearense localizado no maciço de Baturité, zona norte do Estado do Ceará, distante 134 km de Fortaleza. O que motivou a pesquisa foi a iniciativa do gestor municipal de reestruturar o sistema educacional, antes tradicional, para outro, de modelo nuclear. A nucleação de escolas consiste na extinção de pequenas escolas rurais, com a conseqüente redistribuição dos alunos em escolas maiores, visando à melhores condições de socialização dos alunos e vivências interpessoais mais ricas. O estudo objetiva contribuir para o esclarecimento de dois temas que se apresentam simultaneamente em boa parte das discussões que tanto preocupam os setores educacionais no Brasil: Educação e Cidadania. Ao assumi-lo como objeto de estudo pretendemos verificar os limites e as possibilidades que a prática social de Aratuba apresenta, no sentido de adequação do paradigma Educação e Cidadania proposto pelo poder público desse Município. As metas deste ensaio voltam-se, também, para conhecer as dificuldades da implantação desse sistema e considerar o nível de formação que os professores estão recebendo e, se os docentes se acham aptos ao desempenho de suas atribuições nas escolas nucleadas. Sua relevância expressa-se na observação que deve ser efetivada diuturnamente pela sociedade da relação existente entre o discurso oficial e a prática efetiva de realização dos ideais de cidadania.
METODOLOGIA:
A abordagem partiu de um estudo de caso, recortando o Município de Aratuba e suas vivências educacionais, políticas e sociais, cuja metodologia utilizada permitiu estudar as intervenções nas relações sociais que o Projeto de Nucleação desenvolve. As informações que subsidiaram a análise foram colhidas junto aos diversos atores sociais, como professores envolvidos com a problemática, gestor municipal, secretário de Educação, vereadores, alunos e pais de alunos, além, evidentemente, da pesquisa documental e bibliográfica. A abordagem metodológica de natureza quantitativa e qualitativa foi feita através da análise de dados colhidos através de questionário aplicado a 35 professores escolhidos aleatoriamente, numa amostragem probabilística, de um universo de 108 docentes do Município, acerca dos cursos que estão formando os professores, seus pontos positivos e negativos, e as possibilidades da escola com o Programa de Nucleação e análise das entrevistas de outras pessoas da comunidade.
RESULTADOS:
A proposta municipal prometia aumentar a qualidade do ensino, realizar investimento nas estruturas físicas das escolas, na aquisição de material didático, tecnológico e, principalmente, no desenvolvimento profissional do professor. Confrontando com as informações dos demais atores sociais pode-se afirmar que há realmente avanço no sistema educacional de Aratuba, como melhoria do transporte escolar, que antes ainda contava com alguns caminhões "pau-de-arara" sendo substituídos por ônibus; benfeitorias na estrutura física escolar na ampliação de salas; valorização dos professores através de capacitação docente, o que elevou sobremaneira o nível de titulação refletindo na qualidade do ensino e na diminuição da repetência e evasão; incremento da merenda escolar com a adição de frutas regionais e hortaliças produzidas na própria escola, possibilitando a diversidade nutritiva do cardápio; ampliação e reestruturação das estradas decorrente da necessidade de maior circulação dos estudantes e professores entre os espaços rurais e urbanos, favorecendo também toda a comunidade; implementação de novos projetos educacionais; elevação da auto-estima de toda a comunidade; socialização dessa experiência com outros municípios cearenses, bem como com técnicos de educação do Peru que foram atraídos pelo projeto a partir da Secretaria de Educação do Estado do Ceará; desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva dos sujeitos diante da conceituação de direitos.
CONCLUSÕES:
A elevação da cidadania em Aratuba a partir da nucleação envolve dificuldades e possibilidades. Colhemos algumas críticas feitas no decorrer da pesquisa, dentre elas o "cursismo", ou seja, a corrida por cursos. Além de ser um dado ideológico, revela o medo de se perder as garantias profissionais, a possibilidade de outras oportunidades e promoções na sua área de trabalho, acarretando desgaste físico e estresse. Por maior que seja o esforço, as condições objetivas e os problemas decorrentes de uma política neoliberal priorizam a desigualdade e a competitividade, fazendo fluir os problemas de distância entre teoria e prática, falta de tempo e falta de acompanhamento. O enfoque privilegiado foi o sistema educacional, entretando também foram contemplados, de forma resumida, outros que se vincularam à cidadania como os aspectos sociocultural, religioso, histórico, geográfico, econômico e político. Por fim, como afirmamos nos resultados, percebe-se uma real elevação na qualidade do sistema educacional no Município de Aratuba, o que se desdobra no maior exercício da cidadania. Mas, como sabemos que a educação por si só não é panacéia para todos os males, o sistema educacional apenas avançou, mas ainda há um longo caminho a percorrer, como evidenciam-se nas críticas elencadas. Há limitações e dificuldades, mas se constrói a grande possibilidade de inclusão da educação formal, o que certamente ocorrerá a médio prazo, desde que os programas tenham continuidade.
Palavras-chave:  Educação; Cidadania; Nucleação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004