IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 2. Farmacologia Clínica
CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL FARMACOEPIDEMIOLÓGICO DA POPULAÇÃO DE PACIENTES PORTADORES DE DM EM UMA UBS COMO FERRAMENTA PARA AÇÕES INTERVENCIONISTAS
Patrícia Helena Zúcolo 1   (autor)   phzu@horizon.com.br
Graziele Pina 1   (autor)   gpina@unimep.br
Raphaela Ansante 1   (autor)   raphaela.unimep@terra.com.br
Fernanda Toresan 1   (autor)   
Tatiana Bruno Faraone 1   (autor)   -
Renata Amaral Cesseria Grosso 1   (autor)   -
Luciane Cruz Lopes 1   (orientador)   luslopes@terra.com.br / Prof. Dra
Regina Simões 1   (orientador)   Prof. Dra.
Lucilia Augusta Reboredo 1   (orientador)   Prof. Dra.
Rita de Cássia Berto Martin 1   (orientador)   Prof. Dra.
1. Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP - FACIS
INTRODUÇÃO:
O Diabetes mellitus (DM) é uma doença altamente incapacitante, e atingindo cerca de 7,6% da população brasileira, que vem crescendo em todo o mundo, a prevalência epidemiológica destas doenças ocorre em populações com elevado índice de risco. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cinco milhões de brasileiros têm diabetes, o que coloca o País em sexto lugar no mundo em casos da doença. O Ministério da Saúde garante o tratamento e o fornecimento gratuito de medicamentos para todos os pacientes cadastrados pelos profissionais de saúde dentro do plano. Esta pesquisa visou subsidiar as ações extensionistas práticas pelo Curso de Farmácia, Nutrição e Educação Física em uma UBS, de Piracicaba, SP. Para tanto, o perfil sócio-econômico cultural, saúde-doença (farmacoepidemiologico) dos pacientes diabéticos participantes do projeto e atendidos por esta UBS foram caracterizados.
METODOLOGIA:
Para caracterizar o perfil dos pacientes, foi elaboradas questões aos pacientes diabéticos, que foram atendidos na UBS durante o período de agosto/2003 a fevereiro/2004. Estabeleceu-se um critério para a seleção aqueles que haviam passado pela consulta farmacêutica e participavam de pelo menos 3 encontros semanais e mensais com a equipe de docentes e discentes da universidade.
RESULTADOS:
Dos 234 pacientes com DM cadastrados nesta UBS, apenas 59 passaram pela consulta farmacêutica e 169 pacientes foram atendidos no período descrito, 28 atendiam ao critério estabelecido. Os dados levantados com o instrumento mostraram que o perfil sócio-econômico cultural dos pacientes diabéticos inclui a maioria do sexo feminino (67,9%), com predominância da raça branca (68,7%), 85% são casados, e 42% tem idade entre 58 à 69 anos, além de uma renda per capta entre 0,33 a 0,85 salários mínimo e 67,9% dos pacientes têm o 1º grau incompleto. Foi feita uma média para classificar o tempo de diagnostico de cada paciente onde foi de 7 anos. A maioria deles tomam de 1 a 3 comprimidos ao dia. Os fármacos mais utilizados são: Glibenclamida (64,3%), Hidroclorotiazida e o Captopril com 17,8%. Verificamos que 78,6% dos pacientes não recebiam as informações corretas sobre o horário dos medicamentos, pois 22 pacientes tomavam os medicamentos em hora incorreta. Depois das orientações dadas, os pacientes trocaram seus horários. Já nos valores de glicemia ao acaso feito no primeiro e no último encontro vimos que os pacientes estão controlando e até abaixando o nível da glicemia.
CONCLUSÕES:
O perfil caracterizado, permitiu desenvolver programas e ações da equipe de docentes, discentes e profissionais envolvidos no projeto. Os dados analisados, mostram que a metodologia de implantação das orientações farmacêuticas utilizada, está atingindo seus objetivos, isto é melhorar adesão do paciente ao tratamento e convidá-lo a ter uma atuação ativa neste processo
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  diabetes mellitus; saúde; doenças.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004