IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
MONITORAMENTO DOS PARÂMETROS MICROBIOLÓGICOS DA ÁGUA EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: UMA OPÇÃO DE QUALIDADE.
Maria Lúcia da Conceição 1   (orientador)   
Christiane Carmem Costa do Nascimento 1   (autor)   chriscarmem@bol.com.br
Bárbara Melo Santos 1   (autor)   
Bernadete de Lourdes de Araújo Silva 1   (colaborador)   bernalac@bol.com.br
Emanuelle Rocha Paiva 1   (colaborador)   
Isabel Carolina da Silva Pinto 1   (colaborador)   
Jamyla Cruz Ibiapina 1   (colaborador)   
Lucilene Maria Muniz de Andrade 1   (colaborador)   
Mariza Batista de Morais 1   (colaborador)   
Rafaela Lira Formiga 1   (colaborador)   rafaelalf@bol.com.br
1. Depto. de Nutrição, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
INTRODUÇÃO:
A água constitui um importante veículo de transmissão de doenças notadamente do aparelho intestinal, porque não só conserva os agentes etiológicos, como os transporta a longas distâncias e tem fácil acesso ao corpo humano, externa e internamente (RIEDEL, 1978). A qualidade microbiológica da água tem grau de significância primária na contaminação do preparo e higiene dos alimentos. Portanto, com esta visão é perceptível, a importância de realizar o monitoramento da água utilizada em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma investigação sistematizada para verificar a qualidade microbiológica da água de abastecimento de algumas UANs de caráter público e privado.
METODOLOGIA:
No período de julho de 2002 a julho de 2003 foram analisadas 71 amostras de água, das quais 30(42,3%) provenientes do setor público e 41(57,3%) de UANs do setor privado. As análises foram realizadas segundo metodologia proposta por Silva, Junqueira e Silveira e executadas no Laboratório de Microbiologia dos Alimentos do Departamento de Nutrição/CCS/UFPB.
RESULTADOS:
A Contagem Padrão em Placa (CPP) para bactérias aeróbias mesófilas variou entre 1,0 a 2,48 LogUFC/ml com valor médio de 1,44 LogUFC/ml e revelando ainda que 100% das amostras analisadas estavam de acordo com os parâmetros estabelecidos pela portaria 1.469 da ANVISA-MS para água potável quanto a presença de coliformes totais e fecais.
CONCLUSÕES:
Após análises dos resultados obtidos conclui-se que as amostras analisadas, encontram-se dentro dos padrões de potabilidade, demonstrando uma qualidade que toda Unidade de Alimentação e Nutrição almeja, não se constituindo causa de implicações de risco em saúde pública.
Palavras-chave:  água; análise microbiológica; qualidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004