IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
ANEMIA FERROPRIVA: FATORES DETERMINANTES ENTRE CRIANÇAS DE ATÉ 5 ANOS RESIDENTES NA ZONA RURAL DE PAULA CÂNDIDO-MG.
Carina Loureiro Targueta 1   (autor)   carinut@yahoo.com.br
Rosângela Minardi Mitre Cotta 3   (orientador)   rosangelaminardi@hotmail.com
Karine de Oliveira Gomes 2   (colaborador)   kogomes@bol.com.br
Fabiana C.C. Oliveira 1   (colaborador)   
Sara M. Pereira 1   (colaborador)   
Sylvia do Carmo Franceschini 3   (co-orientador)   sylvia@ufv.br
Marilene Pinheiro Euclydes 3   (co-orientador)   marilene@ufv.br
Silvia Eloiza Priore 3   (co-orientador)   
1. Graduanda do Depto. de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa – UFV
2. Graduada do Depto. de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa – UFV
3. Profa. Dra. do Depto. de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa – UFV
INTRODUÇÃO:
A anemia é a doença mais prevalente em todo o mundo, especialmente a caracterizada por carência de ferro, que chega a ser responsável por 95% das anemias. A maior incidência é verificada entre a população infantil de países em desenvolvimento, mas também ocorre, em menores proporções, nos países desenvolvidos. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para uma freqüência de aproximadamente 50% de anemia entre crianças menores de 4 anos nos países emergentes, assumindo proporções de um problema de saúde pública importante. As conseqüências da anemia ferropriva na infância são sérias, notadamente retardo no desenvolvimento psicomotor, dificuldades na aprendizagem da linguagem, distúrbios psicológicos e comportamentais, dentre os quais falta de atenção, transtornos na memória, fadiga e irritabilidade. Dentre os determinantes desta carência em crianças destacam-se: o baixo nível socioeconômico, a prematuridade, o baixo peso ao nascer e o desmame precoce. O combate a anemia nutricional tem sido uma preocupação cada vez mais atual, revestindo-se de importância a existência de um diagnóstico atualizado do quadro carencial, a fim de subsidiar o planejamento e a avaliação de medidas à prevenção e ao controle da deficiência. O presente trabalho tem o objetivo de verificar a freqüência e possíveis determinantes da anemia ferropriva entre crianças menores de 5 anos residentes em uma comunidade rural da Zona da Mata Mineira.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado nos anos de 2003 e 2004 na comunidade rural de Airões, distrito de Paula Cândido, Zona da Mata de Minas Gerais. Foram selecionadas, aleatoriamente, 51 crianças menores de 5 anos de idade, correspondendo a cerca de 54% do total de indivíduos nesta faixa etária residentes na comunidade. Para a obtenção dos dados socioeconômicos e de saúde, foi aplicado um questionário às famílias das crianças. Os valores de hemoglobina foram obtidos através de coleta de sangue por punção digital e leitura imediata no fotômetro portátil (hemoglobinômetro), marca Hemocue. Para a classificação, considerou-se anêmica a população com concentração de hemoglobina inferior a 11g/dL, conforme preconização da OMS. As análises foram realizadas no programa Epi Info 6.0.
RESULTADOS:
A freqüência de anemia ferropriva encontrada foi de 62,7%, e a média de hemoglobina de 10.43 ± 1.76g/dL. As famílias das crianças caracterizam-se por ser de baixa renda (mediana de R$ 240,00) e a baixa escolaridade (82% dos pais e 92% das mães informantes são analfabetos ou não completaram o 1º grau). A maioria das crianças é do sexo masculino (68,6%), e a mediana de idade foi de 26 meses. A freqüência de realização de pré-natal foi de 98%, sendo quase a totalidade das crianças nascidas a termo (94%). Apesar de o tempo de aleitamento materno total ter sido alto (mediana de 9 meses), cerca de 76,6% das crianças não permaneceram mais que um dia em aleitamento exclusivo. A média de peso ao nascer foi de 3088 ± 485,6g, sendo que as crianças anêmicas tiveram média de 2.985 ± 465g e as não-anêmicas, 3339 ± 397g (p<0.05).
CONCLUSÕES:
A freqüência de anemia encontrada supera valores observados em pré-escolares de regiões urbanas do país; o baixo nível socioeconômico familiar e a introdução precoce de alimentos são possíveis fatores relacionados a esta alta prevalência. O peso ao nascer mostrou-se significantemente menor entre as crianças anêmicas, reforçando a forte relação entre esta variável e a anemia ferropriva nos primeiros anos de vida. Uma vez que populações rurais possuem hábitos de vida bastante peculiares, maiores investigações fazem-se necessárias a fim de se diagnosticar esta deficiência nutricional e verificar seus possíveis fatores determinantes nestas regiões.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Anemia ferropriva; População infantil; Determinantes da anemia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004