IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
O ESTADO DA ARTE SOBRE A EDUCAÇÃO RURAL EM MINAS GERAIS
Eliana Aparecida Gonsaga 1   (autor)   gonsaga2001@yahoo.com.br
Apolliane Xavier Moreira dos Santos 1   (autor)   apollianexavier@yahoo.com.br
Lourdes Helena Silva 1   (orientador)   lhsilva@mail.ufv.br
Paula Inácio Coelho 1   (colaborador)   paula_inacio@yahoo.com.br
Celma Gomes de Oliveira 1   (colaborador)   harthyoliveira@bol.com.br
1. Depto. de Educação, Universidade Federal de Viçosa - UFV
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho integra a pesquisa "Educação Rural em Minas Gerais - Experiências em Construção", cujo objetivo geral é realizar um perfil da educação rural no estado de Minas Gerais. Especificamente, neste trabalho, buscamos apresentar um panorama da produção bibliográfica dos últimos quinze anos sobre educação rural em nosso estado.
METODOLOGIA:
Foram consultadas, durante o trabalho de campo, as bibliotecas de seis instituições de ensino superior, a saber: Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Estadual de Minas Gerais e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Nas consultas utilizamos as palavras-chave: Escola Rural, Educação Rural, Ensino Rural, Escola do Campo, Educação do Campo e Ensino do Campo. Além destas, procuramos também pelas denominações: Escola Família Agrícola, Casa Familiar Rural, Escola Nucleada, Escola de Assentamento, Escola de Acampamento, Escola do MST e Escola Ativa. Na análise dos dados, além da caracterização geral da produção bibliográfica (autor, distribuição por instituição, natureza da publicação e resumo geral), realizamos uma análise do conteúdo das obras, de maneira a identificar e categorizar os principais temas abordados.
RESULTADOS:
No universo pesquisado identificamos um total de nove trabalhos relacionados à temática da Educação Rural em Minas Gerais, produzidos nos últimos quinze anos. Destaca-se que 55,5% dos trabalhos foram localizados na Universidade Federal de Viçosa, enquanto os outros 44,5% na Universidade Federal de Minas Gerais. Nas outras universidades consultadas não encontramos nenhum trabalho relacionado ao tema. Quanto à natureza das obras, 44,5% são dissertações de mestrado, 22,25% artigos, 22,25% relatórios finais de pesquisa e 11% monografia de especialização. Quanto ao conteúdo desenvolvido, os trabalhos privilegiam temáticas relacionadas à ausência de uma legislação específica e de políticas públicas para a educação no campo, a inadequação do calendário escolar e do currículo, a precariedade de infra-estrutura e de recursos humanos, além de identificarem algumas experiências inovadoras de escolarização presentes no meio rural do nosso estado.
CONCLUSÕES:
A análise dos resultados indica a prevalência, em Minas Gerais, de uma tendência apontada na literatura nacional: Nos últimos quinze anos a temática da educação rural não tem se apresentado como foco privilegiado de pesquisas e estudos acadêmicos. Esta tendência é comprovada pelo reduzido número de trabalhos encontrados nas instituições consultadas, instituições estas que possuem, na sua maioria, Programas de Pós-Graduação. A despeito da presença dos movimentos sociais reivindicando e construindo projetos alternativos de escolarização para o meio rural, a produção acadêmica não tem apresentado avanços significativos nesse sentido. Ao contrário, é evidente o desinteresse por parte da comunidade acadêmica na produção de trabalhos direcionados a essa temática. Essa precariedade de trabalhos, por sua vez, relaciona-se com a ausência de políticas públicas efetivas para o setor. São políticas universalistas, que eventualmente beneficiam a educação rural. A superação deste quadro, na construção de uma escola e uma educação específica para o campo, aponta para a necessidade de trabalhos e pesquisas científicas que contemplem o tema, afim de que possam fornecer subsídios à efetivação de políticas educacionais para o meio rural.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq)
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação Rural; Escola do Campo; Ensino Rural.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004