IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
PCN E SECRETARIAS ESTADUAL E MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS: DISCUSSÕES E IMPLEMENTAÇÃO
Roseli Batista de Jesus 1   (autor)   roselibjesus@ig.com.br
Maria Rosa Petroni 1   (orientador)   mrpetroni@terra.com.br
1. Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
O interesse por esse estudo surgiu da constatação de que os PCN (2001:21) recomendam às secretarias estaduais e municipais a discussão e a implementação de propostas curriculares orientadas para o trabalho com gêneros textuais Por essa razão, optamos por verificar se as secretarias estadual e municipal de Rondonópolis (MT) promoveram tais discussões e de que forma isso aconteceu. Objetivamos, com tal pesquisa, registrar e analisar como cada rede de ensino encaminhou os estudos sobre os PCN, de que forma envolveu os educadores e em que medida as propostas curriculares contemplam os PCN, de modo que, se de fato implantadas, promovam a melhoria da qualidade do ensino público. Acreditamos que essa investigação será de grande utilidade para educadores e estudiosos das questões educacionais, pois se configura como ponto para reflexão sobre práticas educativas e revela aspectos interessantes de duas secretarias de educação e suas trajetórias de estudo acerca dos PCN.
METODOLOGIA:
Para que essa pesquisa pudesse ser realizada, primeiramente, entramos em contato com as equipes das secretarias municipal e estadual de Rondonópolis, sendo que essa última0nos encaminhou ao Centro de Formação de Professores, para que investigássemos como essas instituições encaminharam os estudos e reflexões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais. Assim, tivemos acesso aos documentos que registram os estudos realizados pelos educadores das duas redes de ensino. Dentre tais documentos, selecionamos para análise os relatórios reflexivos, os textos utilizados para estudo, os registros diários dos encontros, os relatórios elaborados e enviados pelos coordenadores dos estudos dos PCN ao MEC e as propostas curriculares de cada rede de ensino. Utilizamos também a entrevista, realizada apenas com os coordenadores, para que as informações fossem enriquecidas.
RESULTADOS:
A observação e a análise dos dados disponíveis na Secretaria Municipal de Educação - Departamento de Ensino - e no CEFAPRO - Centro de Formação de Professores - de Rondonópolis-MT permitem afirmar que ambas as instituições promoveram estudos e reflexões sobre os PCN junto aos educadores de cada rede. A rede municipal de ensino envolveu maior número de educadores nos estudos, que ocorreram nos anos de 2001 e 2002, e conta com registros de todas as discussões, relatos reflexivos de professores de todas as unidades escolares municipais e modalidades de ensino oferecidas: educação infantil, ensino fundamental regular, séries iniciais e finais e educação de jovens e adultos. Além disso, está sendo reestruturada a proposta curricular da rede municipal, que contempla todas as áreas e modalidades oferecidas. Tal proposta está sendo amplamente discutida com os educadores do ensino público municipal e é resultado das reflexões sobre os PCN. A rede estadual (CEFAPRO) possui registros de estudos, que datam de 2000, 2001 e 2002 e demonstram que poucos professores foram envolvidos diretamente nas discussões. Quanto à proposta curricular, foi elaborada sem a participação direta de educadores, contempla o exposto nos PCN e comporta diretrizes gerais para o ensino fundamental.
CONCLUSÕES:
A realização desse estudo permitiu que alcançássemos os objetivos propostos, pois verificamos que as secretarias estadual e municipal de educação de Rondonópolis promoveram espaços de estudo, discussões e reflexões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e que a proposta curricular das duas redes de ensino contempla as orientações constantes nos PCN. Contudo, ao discuti-los, cada rede o fez conforme sua realidade e, assim, a secretaria municipal envolveu maior número de educadores, o que, certamente, reflete-se diretamente no trabalho em sala de aula. Quanto à proposta curricular, a rede estadual possui um documento que estabelece diretrizes gerais para o ensino fundamental, o qual foi elaborado por membros da Secretaria Estadual de Educação. Já a secretaria municipal está reestruturando a proposta curricular, considerando as orientações e recomendações dos PCN, a qual contempla todos os níveis e modalidades oferecidas pelo município e conta com a participação direta dos educadores da rede.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  PCN; discussões; implementação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004