IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
OTIMIZAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA A DETERMINAÇÃO DE JATROFONA EM MEDICAMENTO CASEIRO
Maxwell Parrela Andreu 1   (autor)   supermax@pop.com.br
Rosenei Louzada Brum 1   (orientador)   
Luiz Leonardo de Souza Viana 1   (colaborador)   
1. Depto. de Química / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
INTRODUÇÃO:
A espécie Jatropha elliptica, é empregada popularmente sob forma de tintura por maceração de caules subterrâneos em cachaça, e administrada por via oral para o tratamento de envenenamento por picada de cobra. Emprega-se também no tratamento de inflamações, depurativo do sangue, controle de colesterol, problemas cardíacos, renais e outras doenças. Investigações realizadas com esse vegetal permitiram isolar, entre outras, a substancia jatrofona. Essa substância apresenta toxicidade relativamente alta (CL50 106μM) sobre larvas de Artemia sp. Em um ensaio preliminar foi observada alta concentração de taninos nesse vegetal os quais interferem nas análises por CLAE para quantificação do diterpeno jatrofona em infusões de J. elliptica. Considerando o uso de J. elliptica como medicamento caseiro e a toxicidade da jatrofona contida neste vegetal, o presente trabalho teve com objetivo a otimização de metodologia de análise por CLAE, visando eliminar a interferência dos taninos para posterior quantificação desse diterpeno nas infusões preparadas em cachaça.
METODOLOGIA:
Preparou-se uma infusão de 100g de caules subterrâneos fragmentados em 600mL de cachaça. Após um período de 6 meses, retirou-se uma alíquota de 5mL e deixou-se secar ao ar. O resíduo após seco foi então utilizado nos ensaios. Num primeiro procedimento 67mg do resíduo foram solubilizados em 1mL de água-acetonitrila (1:1 v/v) e submetido a fracionamento em microcoluna LC-18 eluída com 3x1mL do mesmo solvente e posteriormente com 4x1mL de acetonitrila. Uma segunda condição, 67mg do resíduo foram solubilizados em 1mL de água-acetonitrila (4:1 v/v), aplicada em LC-18, eluída primeiro com 3x1mL do mesmo solvente e depois com 4x1mL de acetonitrila. Num terceiro procedimento a amostra (67mg) foi solubilizada em 1mL de água-acetonitrila (13:7 v/v) e submetida a microcoluna com eluição de 3x1mL do mesmo solvente e posteriormente com 4x1mL de acetonitrila. As frações obtidas em cada procedimento foram analisadas por CLAE empregando-se um aparelho Shimadzu equipado com detector UV-VIS e com uma coluna de fase reversa Shim-pack CLC-ODS. As análises foram conduzidas com a fase móvel no modo isocrático (acetronitrila-água 1:1 v/v) com fluxo de 1mL/min.
RESULTADOS:
As análises por CLAE das frações obtidas na primeira condição mostrou a presença de taninos em ambas as frações, com maior concentração na fração água-acetonitrila (1:1 v/v); jatrofona também estava presente nas duas frações, porém, com maior concentração na fração acetonitrila. Na segunda condição, jatrofona não estava presente na fração água-acetonitrila (4:1 v/v); porém, o diterpeno estava na fração acetonitrila juntamente com os taninos. Na terceira condição, os taninos estavam quase que totalmente concentrados na fração água-acetonitrila (13:7 v/v) e a fração acetonitrila continha quase que exclusivamente o diterpeno.
CONCLUSÕES:
Das várias condições avaliadas para remoção de taninos dos extratos de J. elliptica, a mistura água-acetonitrila (13:7 v/v) foi a mais adequada. Com essa mistura é possível separar os taninos e a jatrofona em uma microcoluna LC-18 na qual os taninos são eluídos com essa mistura solvente e a jatrofona pode ser eluída com acetonitrila. Estabelecida essa condição é possível proceder a quantificação de jatrofona em infusões de J. elliptica utilizando a técnica de CLAE.
Instituição de fomento: SESu/MEC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Jatrofona; CLAE; Jatropha elliptica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004