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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 8. Comunicação
A CIÊNCIA NA SBPC E NA MÍDIA
Carla de Oliveira Tôzo 1   (autor)   carlatozo@uol.com.br
Elaine Cristina Alves 1   (autor)   elainegabai@uol.com.br
Elizabeth Moraes Gonçalves 1   (autor)   bethmgoncalves@terra.com.br
Maria Rita Resende Martins da Costa 1   (autor)    maita@triang.com.br
Rodrigo Bastos Cunha 1   (autor)   rbcunha@unicamp.br
Soraya Lodola de Moraes Gois 1   (autor)   sorayamoraes@terra.com.br
1. Programa de Pós Comunicação da Univ. Metodista de São Paulo - UMESP
INTRODUÇÃO:
A relação entre ciência, mídia e sociedade está na ordem do dia. A imprensa não pode abrir mão de sua função social de entender, explicar e interagir com o leitor. Neste sentido, ela é a pedra filosofal que pode assegurar às pessoas consciência de sua cidadania e participação nos destinos do país. A pesquisa sobre a divulgação na mídia de temas científicos abordados na 55ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é parte do projeto intitulado “Discursos Especializados na Comunicação”. faz-se relevante pesquisar a cobertura da mídia sobre o principal evento científico do país, buscando observar as temáticas selecionadas e o tratamento dado a essas matérias. O recorte temporal da amostra é de 12 a 19 de julho de 2003 e o corpus foi assim constituído: Jornal do Commércio de Pernambuco; Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. O objetivo geral do projeto é examinar o comportamento da mídia na área de ciência e tecnologia durante cobertura da 55ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Recife (PE), no período de 13 a 18 de julho de 2003, observando a cobertura feita pela mídia impressa, a partir do corpus selecionado, e dos temas científicos que tiveram repercussão, principalmente no jornal local de maior circulação. Desta forma o trabalho leva à reflexão sobre os critérios adotados pelos jornais na seleção das matérias veiculadas e quanto ao grau de importância que se dá ao maior evento científico do país.
METODOLOGIA:
O referencial teórico utilizado na pesquisa é a linha francesa da Análise do Discurso. Entende-se que o discurso remete à formação discursiva que o originou e que é marcada por uma ideologia ali embutida. Na origem do processo discursivo, há uma formação discursiva permitindo as condições de sua existência. Nas matérias informativas, vários elementos lingüísticos permitem-nos analisar o discurso jornalístico como dotado de intencionalidade, pois, o discurso não é neutro e a língua não é o espelho da realidade, mas sim sua representação. Todo texto apresenta uma carga de significação implícita a ser recuperada pelo ouvinte/leitor por ocasião da atividade de produção do sentido. Vários elementos como marcas lingüísticas e seleção lexical são responsáveis por imprimir no texto uma intencionalidade interpretativa com características ideológicas. No discurso jornalístico, podemos ainda notar que há condições sociais, culturais e cognitivas sobre as propriedades organizacionais das mensagens, ou seja, sabemos que há uma relação sistemática entre texto noticioso e contexto. Como procedimento metodológico para determinar quais publicações seriam objeto do trabalho, estabeleceu-se a análise do diário local de maior circulação no estado que sediou o evento (Jornal do Commércio de Pernambuco) e de outros dois jornais representativos de um grande centro político, econômico, científico e tecnológico do país, que são também de circulação nacional (Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo).
RESULTADOS:
Das 84 matérias analisadas nos veículos “Jornal do Commercio” de Pernambuco, “O Estado de S. Paulo” e “Folha de S. Paulo”, apenas 12% abordaram matérias científicas. O encontro só foi notícia de primeira página para o jornal local analisado. Os jornais de São Paulo ficaram à distância das discussões. Embora os temas científicos não tenham sido pautados pela mídia, as políticas de C&T sempre estiveram presentes na cobertura do evento (12 matérias foram publicadas pelo jornal pernambucano sobre esse tema, e 17 matérias nos jornais paulistas). Vale ressaltar que no jornal O Estado de São Paulo 72% das matérias focavam este aspecto de políticas de C&T e sempre com críticas muito contundentes, que revelavam total descrença na ciência produzida no país. As 12 matérias do Jornal do Commércio sobre políticas de C&T representam apenas 22% da cobertura do evento feita por aquele veículo.
O “Jornal do Commércio”, por ser o maior veículo de Pernambuco, cumpriu sua função de orientar a população e apresentou 18 matérias sobre informativo ou avaliação do evento.
O recorte valorizado, a seleção de palavras e a organização das matérias marcaram posturas diferentes dos jornais analisados. Enquanto o de Pernambuco valoriza o fato ser sede do evento e realça as pesquisas desenvolvidas por universidades da região, os jornais paulistas criticam a falta de uma política de C&T consistente no governo petista. O jornal O Estado de São Paulo mostra-se o mais crítico neste sentido.
CONCLUSÕES:
O assunto Ciência & Tecnologia ainda está longe de ser prioridade para a imprensa brasileira. Nos textos avaliados, ficou evidente a preocupação formal de cobrir o evento, sem apurar a importância das pesquisas ali apresentadas. Raramente, os repórteres foram além do circunstancial ou do que se discutiu nas tribunas, pois não questionaram, não investigaram e não fizeram qualquer trabalho de apuração além do factual.
Ciência e tecnologia não são assuntos de relevância para os grandes jornais, apesar de seus reflexos imediatos na qualidade de vida da população. Essa área do conhecimento é tão comprometida com interesses políticos e econômicos que a ciência, a pesquisa e a produção intelectual ficam relegadas a um segundo plano. A discussão sobre os transgênicos é uma prova disso. O tema ganhou ampla cobertura não pelos aspectos sanitários e ambientais, mas porque estava diretamente relacionado com interesses políticos e econômicos. Os jornais privilegiaram o acontecimento “espetacular” (o protesto) e os fatos políticos em detrimento das pesquisas científicas apresentadas na reunião da SBPC.
A seleção de matérias e a sua distribuição espacial mostram o grau de importância atribuído ao evento. As abordagens, linguagem e profundidade nos veículos que compõem a amostra revelam que cada veículo situa-se em posturas ideologicamente distintas, determinadas pela linha editorial, no caso dos jornais paulistas, ou pela relevância do evento para o local, no caso do jornal pernambucano.
Palavras-chave:  Discurso jornalístico; ciência e tecnologia; SBPC.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004