IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
ADAPTAÇÃO DE Philodryas olfersi, Chironius quadricarinatus E Thamnodynastes hipoconya, EM CRIADOURO CONSERVACIONISTA - TERRAQUARIUM
Lucilândia Maria Bezerra 1   (orientador)   lmbezerra@bol.com.br
Solange Alves Oliveira 1   (orientador)   solange@ulbra-to.br
Maria Tereza Klebis Bovo 1   (autor)   mtkb@uol.com.br
Camila Moreira Barreto Gomes 1   (autor)   camilambg@ulbra-to.br
Sarah Schulien Spindler 1   (colaborador)   sarahschulien@yahoo.com.br
Antonia Cássia Lopes Xavier 1   (colaborador)   cassiatumtum@bol.com.br
Rossana Pereira de Sousa 1   (colaborador)   sarossana@bol.com.br
Antonia Maria Fernandes de Sousa 1   (colaborador)   ang.and.2@bol.com.br
Helena Maria Feitosa 1   (colaborador)   terraquarium@ulbra-to.br
Lindaura da Silva Campos 1   (colaborador)   terraquarium@ulbra-to.br
1. Centro Universitário Luterano de Palmas
INTRODUÇÃO:
Os répteis de um modo geral ocupam funções bem definidas na natureza, sendo inclusive responsáveis pelo controle biológico e cura de muitas doenças. A variedade de espécies encontradas é grande, ocupando os mais diversos habitats. Portanto, a manutenção desses animais em cativeiro exige cuidados diferenciados para cada espécie. Normalmente se adaptam bem desde que se tenha conhecimento da biologia da espécie a fim de atender suas exigências básicas, com relação à temperatura, umidade, higiene e nutrição, assim como terrário adequado. São raros os relatos de criação em cativeiro e restritos os conhecimentos sobre o comportamento dessas espécies. A Philodryas olfersi é uma espécie que já vem sendo criada em cativeiro e reproduzida com relativo sucesso. No entanto, na nossa região ainda não foi feito nenhum teste de adaptação. Essa avaliação, portanto, nos permite tornar viável ou não a criação dessa espécie em nossas condições. As outras espécies ainda não estão bem conhecidas com relação a seus hábitos na natureza e menos ainda em cativeiro; trata-se de duas belas espécies de cobra-cipó (Chironius quadricarinatus e Thamnodynastes hipoconya). Foi objetivo desse experimento avaliar o comportamento, adaptar o manejo alimentar em cativeiro e possibilitar sua sobrevivência e reprodução para a Educação Ambiental. Foram observados atentamente o comportamento, hábitos alimentares e sua adaptação.
METODOLOGIA:
Selecionamos cinco espécies de cobra-cipó mais freqüentes na região. Duas destas (Phylodryas olfersi e Chironius quadricarinatus), introduzidas posteriormente. Na realização desse estudo, foram utilizados dois recintos de 2,0 X 1,5 X 2,0m. O terrário foi cuidadosamente preparado com galhos, plantas e um tanque de água de 0,40 X 0,40m, com piso em pedra e escoamento interno. O substrato utilizado foi pedra de rio, areia e folhiço totalmente esterilizados. Além da iluminação natural foi instalada de uma lâmpada fluorescente (UVA e UVB) acionada nos períodos de diminuição do fotoperíodo. As espécies Imantodes cenchoa e Liophis reginae não resistiram e o experimento prosseguiu com as demais. A Philodryas olfersi, foi separada posteriormente, por apresentar intensa competição alimentar com as outras e colocada em outro terrário semelhante. O controle de temperatura e umidade, comportamento, atividade, alimentação foram anotados diariamente, para verificar adequação desses fatores na manutenção dos animais, no clima do Tocantins. Inicialmente, foram oferecidos vários tipos de alimentos vivos como tenébrios, centopéias, pequenos insetos, e neonatos de camundongo oferecidos com intervalos semanais. As Thamnodynastes hipoconya não aceitaram neonatos de camundongos. As espécies Philodryas olfersi e Chironius quadricarinatus aceitaram neonatos de camundongo. A água foi trocada diariamente e a manutenção do terrário foi bimestral.
RESULTADOS:
As observações foram feitas ente abril/2002 e janeiro/2003. Inicialmente foi testada a adaptação de quatro espécies diferentes de cobra-cipó, sendo que apenas 2 espécies superaram o período de 90 dias em cativeiro sendo introduzida outra espécie em agosto/2002, A ordem de introdução foi: Imantodes cenchoa 1 , Liophis reginae 2 , Thamnodinastes hipoconya 3 , Philodryas olfersi 4 e Chironius quadricarinatus 5 . De abril a agosto/2002, as primeiras 2 espécies não conseguiram se adaptar, tornando-se inativas, não se alimentando, vindo a óbito antes do período previsto de pré-adaptação (primeiros 90 dias do experimento). As demais espécies conseguiram sobreviver até o período de 150 dias alimentando-se. A temperatura média dos terrários foi de 28,5ºC e umidade média de 63,9%. A espécie 5 cuja introdução no experimento começou posteriormente, ficou em observação nos dois meses subseqüentes e a seguir, foi se adequando ao ambiente. Com relação ao percentual de aceitação de alimentos a espécie 1 sobreviveu 3 meses sem aceitar nenhum tipo de alimento. A espécie 2 aceitou, em média 35% do alimento oferecido, morrendo após 6 meses. As demais espécies iniciaram com um percentual de aceite baixo que evoluíram gradativamente até atingir 100%. O comportamento e atividade das 3 espécies sobreviventes foi considerado bom para a espécie 5, regular para a espécie 3 e ótima para a espécie 4. Quanto ao fotoperíodo foi mantido em um nível considerado como bom durante todo o período do experimento.
CONCLUSÕES:
Durante o período de avaliação as espécies Thamnodinastes hipoconya, Philodryas olfersi e Chironius quadricarinatus tiveram êxito atribuído as condições de manejo que conseguiram ser adequadas as necessidades dessas espécies.Os alimentos oferecidos foram aceitos gradativamente, sendo que no período final do experimento, todas estavam aceitando neonatos de camundongos.O desafio agora é tentar produzi-las nessas condições ambientais.
Palavras-chave:  Criadouro Conservacionista; Animais Silvestres; Cobras-Cipó.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004