IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DE PROGRAMAS DE PRÁTICAS ESPORTIVAS PARA JOVENS NEGROS
Walfredo Ferreira de Britto 1   (autor)   walfredobritto@terra.com.br
Manoel Francisco de Vasconcelos Motta 2   (orientador)   mmotta@cpd.ufmt.br
1. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT
2. Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em educação da UFMT
INTRODUÇÃO:
Este trabalho de pesquisa situa-se na problemática apresentada no programa de atividade esportiva de formação pedagógica da Secretaria Especial de Desporto e Lazer da Prefeitura Municipal de Cuiabá-MT, com o Programa “Bom de Bola, Bom na Escola”, no tocante a forma como esse trabalho vem sendo concebido e realizado. O objetivo desse estudo é o aprofundamento da reflexão sobre o processo educativo, na área de Educação Física, envolvendo a formação da consciência política, jovens, relações sociais e educação.Do ponto de vista teórico a sustentação são tendências de orientação diferenciada que o tema Educação Física comporta, dentre as quais podemos citar: tendência biológica, a tendência psico -pedagógica e a tendência que se associa à concepção histórico-filosófica.
METODOLOGIA:
Este trabalho se insere ao projeto de pesquisa “Educação da Juventude em Mato Grosso: Impasses e Perspectivas Político-Pedagógicas” do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, assim como a pesquisa ao qual está inserido, é de natureza qualitativa e utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico; revisão da literatura; mapeamento dos jovens negros matriculados no Programa Municipal “Bom de Bola, Bom na Escola”; aplicação de entrevista semi-estruturada com a intenção de investigar em que medida este programa tem formado esses jovens nos aspectos político-pedagógico.
RESULTADOS:
Os dados coletados, analisados tendo como referência concepções de educação de jovens e de educação física, indicam que os jovens negros que participam do Projeto “Bom de Bola Bom na Escola” em seis bairros da capital mato-grossense, apresentam matizes e estratificações sociais antagônicas. O enfoque da reprodução do estigma ou do auto-conhecimento destes jovens, bem como a consciência de si e de suas possibilidades de participação e transformação social.
CONCLUSÕES:
A pesquisa apontou que os programas de atividades esportivas e qualidade de vida das Instituições de Ensino de Cuiabá / MT, exploram as atividades físicas como suporte de sociabilidade, sem necessariamente concebê-las e planeja-las como processo pedagógico. O presente trabalho tem a intenção de servir para o entendimento das relações raciais e educação.
Palavras-chave:  Educação; Práticas Esportivas; Jovens Negros.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004