IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 6. Medicina Veterinária
VALORES DE HEMATÓCRITO E LEUCOGRAMA DE Allouata caraya (BUGIO), ANIMAIS SILVESTRES DE VIDA LIVRE NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA UHE- LUIS EDUARDO MAGALHÃES NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL NO ESTADO DO TOCANTINS-BRASIL
Lucilândia Maria Bezerra 1   (autor)   lmbezerra@bol.com.br
Solange Alves Oliveira 1   (autor)   solange@ulbra-to.br
Leonilda Correia dos Santos 1   (autor)   leonilda@itaipu.gov.br
Adelson Ramos da Silva 1   (autor)   adelsonramos@terra.com.br
Robson Marinho Alves 1   (colaborador)   robsonbio@bol.com.br
Lindaura Campos do Nascimento 1   (colaborador)   terraquarium@ulbra-to.br
Maria de Jesus da Silva Monteiro 1   (colaborador)   terraquarium@ulbra-to.br
Domiciana Santana Parente 1   (colaborador)   domiciana.parente@zipmail.com.br
Maria das Graças Lustosa dos Santos Oliveira 1   (colaborador)   terraquarium@ulbra-to.br
Janaina Justino da Silva 1   (colaborador)   jo.mendonca@uol.com.br
1. Centro Universitário Luterano de Palmas
INTRODUÇÃO:
O avanço da Medicina Veterinária nos últimos anos, em todos os segmentos, tem sido de fundamental importância para se melhorar a cada dia, o trabalho de clínicos, cirurgiões e patologistas clínicos. A clínica médica de animais silvestres está ainda pouco explorada devido à dificuldade de se encontrar material disponível para pesquisa, especialmente para os animais de vida livre. Em cativeiro, essa disponibilidade é bem maior e já se tem avançado muito em estudos e pesquisas. Neste trabalho, serão determinados valores de hematócrito e leucograma de 48 exemplares de Allouata caraya (bugio) resgatados na área de influência da UHE Luis Eduardo Magalhães. Foi elaborada uma fonte de referência própria, para o estado do Tocantins, baseada nos resultados obtidos na região de Palmas, Lajeado e Porto Nacional. Este estudo permite apresentar valores normais para estas regiões em animais no seu ambiente natural. O uso da expressão "valores normais e de referência", está condicionado à necessidade de emprego e interpretação que se dá a tais valores (PACHALY,1998). Os exames hematológicos podem prestar grande auxílio ao clínico veterinário, seja como recurso diagnóstico, índice de prognóstico ou no assessoramento terapêutico (SILVEIRA,1988).
METODOLOGIA:
O referido trabalho foi realizado no período de 15/fevereiro a 30/julho de 2002. Os animais foram previamente sedados, utilizando-se Cloridrato de Ketamina, na dose de 10mg/kg; a veia utilizada foi a femural, depois de cuidados de assepsia local. A amostra de sangue (2ml/1/gota de EDTA), foi enviada ao laboratório. O esfregaço foi feito imediatamente após a colheita, com sangue fresco, seco ao ar, corado com Giemsa. O diferencial dos leucócitos foi feito contando-se 100 células em campos diversos com contador digital, percorrendo toda a lâmina. A contagem total foi feita utilizando-se a câmara de Newbawer, após diluição do sangue com o líquido de Turk na proporção de 1:20 (Santos, 1999). O hematócrito ou volume globular foi realizado utilizando microtubos capilares não heparinizados, centrifugados em microcentífuga com rotação de 10.000 rpm por cinco minutos, e em seguida, feito a leitura em régua especial para microcentrífuga, dando-se o resultado em porcentagem. Os valores laboratoriais encontrados para o hematócrito e para o leucograma foram submetidos à média aritmética e desvio padrão, encontrando-se os limites inferiores e superiores para cada parâmetro. A exclusão de valores discrepantes foi realizada utilizando-se os valores abaixo e acima da média aritmética ± 2 vezes o desvio padrão. Portanto, os resultados correspondem a 95,45% do total de freqüências.
RESULTADOS:
Os 48 exemplares de Allouata caraya (bugio), aparentemente sadios, animais adultos de vida livre, sendo 28 machos e 20 fêmeas, apresentaram os seguintes valores médios para o hematócrito: 38,1% para os machos, 36,3% para as fêmeas. O leucograma apresentou as seguintes médias relativas e absolutas, respectivamente: Leucócitos 12,1 - 28,8 x 103/mm3; Neutrófilo Bastonete de 0 - 2%; Neutrófilo Bastonete de 0 - 581/ mm3; Neutrófilo Segmentado 67 - 80%; Neutrófilo Segmentado 8513 - 21869/ mm3; Eosinófilo 1 - 4%; Eosinófilo 121 - 865/ mm3; Linfócito 9 - 19%; Linfócito 1773 - 4112/ mm3; Monócito 3 - 6%; Monócito 462 - 1763/ mm3.
CONCLUSÕES:
Com os dados obtidos na pesquisa e após a análise da média aritmética e do desvio padrão para os parâmetros estipulados foram determinados os valores de referência para hematócrito e leucograma de Allouata caraya (bugio). Observa-se que os valores obtidos no hematócrito dos machos são superiores ao das fêmeas. Foi elaborada uma fonte de referência própria, para o estado do Tocantins, baseada nos resultados obtidos na região de Palmas, Lajeado e Porto Nacional. Este estudo permitiu apresentar valores normais para estas regiões em animais no seu ambiente natural.
Palavras-chave:  Allouata caraya; Animais Silvestres; Hematócrito.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004