IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA DOS JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROJETO ELOVIDA. ( 2001-2004 )
Cleonice Poloto 1   (autor)   cleopoloto@ibest.com.br
Manoel Francisco de Vasconcelos Motta 1   (orientador)   mmotta@cpd.ufmt.br
1. Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
O Projeto ELOVIDA é um Projeto da Secretaria Municipal de Educação, que foi implantado no Município de Cuiabá, no Governo do Prefeito Roberto França / PPS/MT, no período de 2001 a 2004, para orientar as escolas que atendem alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos. A referida modalidade de ensino foi implantada pela primeira vez para atender alunos do Ensino Fundamental nos bairros periféricos do Município de Cuiabá/MT, no segundo semestre de 1985, com a antiga denominação de "Educação Supletiva", conforme era assegurada e referendada pela LDB n º 5692/71 em seu artigo 37. A educação formal no Projeto ELOVIDA objetiva oferecer um ensino diferenciado, de qualidade, que forme um aluno com capacidade critica de analisar e interpretar seu contexto, para que possa melhorar sua vida e consequentemente a vida dos que estão ao redor dele. Dentro dessa ótica e acreditando que a pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos é relevante para o conhecimento sobre juventude, verificou-se qual o nível de consciência política adquirido pelos jovens, concluintes do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos.- EJA.
METODOLOGIA:
Vinculado ao Projeto de Pesquisa "Educação da Juventude em Mato Grosso: Impasses e Perspectivas Político-Pedagógico", de natureza qualitativa, a pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos: estudo e análise bibliográfica; elaboração de questionário; aplicação de questionários para os alunos; análise dos resultados dos questionários; comparação dos resultados da pesquisa a luz da teoria.
RESULTADOS:
O Projeto ELOVIDA atende educação formal, com jovens de 15 anos para ingressar no Ensino Fundamental e 17 anos para o Ensino Médio. Por enquanto oferecido Projeto esta atendendo apenas alunos de nível Fundamental e tem como meta posterior atender o Ensino Médio e superior, dentro de uma organização de tempo e carga horária diferenciada. Verificou-se em que nível foi possível ser adquirida a consciência política pelos Jovens integrantes do Projeto ELOVIDA. E se a referida formação da consciência política deu-se através das disciplinas ministradas pelos professores; ou se participando em movimentos estudantis dentro da escola como grêmios; ou se a consciência política foi formada participando dos partidos políticos, movimentos sociais, de sindicatos ou outras instituições da sociedade civil.
CONCLUSÕES:
Os Jovens que concluíram o Ensino Fundamental no Projeto ELOVIDA, apesar da formação recebida permanecem ainda no nível de consciência classificada pela tradição Marxista “consciência comum” (Vazques), 1990:11. A pesquisa aponta para uma explicação fundada na forma pouca participativa que os referidos alunos tem em movimentos sociais e partidos políticos.
Palavras-chave:  Educação; Jovens; Consciência Política.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004