IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A EXPERIÊNCIA DE OERSTED E OS LIVROS DIDÁTICOS DO 2º E 3º GRAUS
Valmir Henrique de Araújo 1   (autor)   Orientandor / tagore.henri@click21.com.br
Naiara Silva dos Santos 1   (autor)   
Adenilma Duranes Sousa 2   (autor)   
Denilson Luz Freitas 2   (autor)   
Igor Ferreira do Prado 2   (autor)   
Jaqueline dos Santos Teixeira 2   (autor)   
Rafael Gabriel Galvão Silva 2   (autor)   
Rodrigo Teixeira Lima 2   (autor)   
Thiago Santiago Freitas 2   (autor)   
1. Depto. de Ciências Exatas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.
2. Escola Pública de Vitória da Conquista
INTRODUÇÃO:
A finalidade deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida com e pelos alunos do Ensino Médio de Escolas da Rede Pública de Vitória da Conquista-BA, em conjunto com os de graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, sobre a importância da Experiência de Oersted no surgimento do Eletromagnetismo, em sua dimensão conceitual, fenomenológica e Histórica; sua abordagem nos livros de Física do Ensino Médio e Superior e o conhecimento dos professores sobre o assunto.
METODOLOGIA:
Fizemos o levantamento de 15 livros didáticos do Ensino Médio e 6 livros do Ensino Superior de editoras e anos de publicação diferentes. Foram entrevistados 12 professores de escolas da rede pública e privada do Ensino Médio, que já haviam cursado a disciplina Física III, sobre como surgiu o Eletromagnetismo e qual a ênfase dada à experiência ao abordar o assunto em sala de aula. Pretendia-se saber qual o tratamento dado pelos livros didáticos ao surgimento do Eletromagnetismo, quanto ao caráter de um descobrimento por acaso ou propositalidade da Experiência de Oersted, qual o conhecimento dessa experiência pelos professores do Ensino Médio e a importância ao abordar o assunto em sala de aula. Foi tido como referência os livros de História da Ciência, bem como sites para a discussão de como Oersted chegou ao resultado, se foi por acaso ou houve propositalidade na procura de evidência para uma teoria ou experiência que demonstrasse a unificação das forças da natureza elétrica e magnética. E tomamos como principal referência o artigo Oersted e a Descoberta do Eletromagnetismo do físico prof. Dr. Roberto de Andrade Martins. Os estudantes realizaram a pesquisa histórica conjuntamente, bem como as discussões. Com isso tentamos nos desvencilhar da teoria de aprendizagem cujo esquema classificatório separa o nível operacional concreto de cognição dos estudantes do Ensino Médio, do nível operacional formal de raciocínio e cognição dos universitários.
RESULTADOS:
Os livros do Ensino Médio e Superior iniciam, quase sempre, o capítulo Eletromagnetismo com o título A Experiência de Oersted, o que demonstra importância no enfoque histórico. Entretanto, logo nas primeiras leituras verifica-se a existência de um único texto, às vezes com pequenas variações, repetidos em todos os livros, descrevendo, simplesmente, a experiência realizada por Oersted como acontecimento óbvio.
CONCLUSÕES:
Apesar da ênfase dada pelos livros de História da Ciência e o citado artigo do Dr. Roberto Martins sobre o aspecto do acaso ou propositalidade, a Experiência de Oersted é apresentada nos livros didáticos de forma sucinta com se tivesse sido óbvio para Oersted o resultado do experimento : A deflexão da agulha da bússola é devido o aparecimento do campo magnético gerado pela corrente elétrica, situado em plano perpendicular ao condutor e circular ao mesmo. Apesar de todos os livros fazerem referência à experiência, apenas dois dos doze professores entrevistados responderam à pergunta sobre o surgimento do eletromagnetismo referindo-se à experiência enfatizando que não sabiam ou não lembravam o nome de Oersted. Os outros dez dissertaram sobre a descoberta do magnetismo na Grécia antiga.
Instituição de fomento: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave:  Eletromagnetismo; História; Oersted.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004