IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
PRIMEIRO REGISTRO DE Teleophrys pococki Rathbun, 1924 (CRUSTACEA, BRACHYURA, MAJIDAE) PARA O ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL.
Vanielle Cândido Barbosa 1   (autor)   venusmorta@yahoo.com.br
Martin Lindsey Christoffersen 1   (orientador)   venusmorta@yahoo.com.br
Lincoln Rodrigues Ribeiro Filho 2   (autor)   venusmorta@yahoo.com.br
1. Depto. de Sistemática e Ecologia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
2. Depto. de Física, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
INTRODUÇÃO:
Algumas coleções biológicas são representativas para toda uma região, como é o caso da Coleção de Invertebrados Marinhos do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba, que contém material de coletas que abrange, principalmente, a costa Norte e Nordeste brasileira, bem como representantes de áreas continentais e ainda espécimes exóticos. A identificação dos grupos foi feita, em sua maioria, por conceituados especialistas do Brasil, merecendo destaque os táxons da Coleção Carcinológica. Embora contendo uma considerável quantidade de lotes a ser estudada, os vários representantes identificados contêm informações importantes que sempre geram novas investigações. Devido a grande quantidade de exemplares coletada na década de 80, época em que a depredação ambiental era menor, tem-se registro de espécies que podem ser verificadas para se acrescer outros dados taxonômicos. O objetivo deste trabalho foi levantar toda a diversidade de Brachyura (Crustacea, Decapoda) identificada desta coleção a fim de observar a importância da mesma em termos de novos registros para os estados brasileiros.
METODOLOGIA:
Todos os espécimes deste grupo foram obtidos de coletas realizadas pelo Projeto Algas (1981), Projeto Fauna (1982) e coletas esporádicas. A fixação dos exemplares foi feita com formol 10% e encontram-se conservados no álcool 70%.
RESULTADOS:
Constatou-se nesta pesquisa que das 93 espécies identificadas e depositadas nesta coleção, algumas não foram registradas para determinadas localidades brasileiras. Aqui cita-se uma delas.
CONCLUSÕES:
A espécie Teleophrys pococki Rathbun, 1924 (Majidae) que primeiramente tinha registro no Basil para o Alagoas, Pernambuco e Fernado de Noronha, é documentada neste trabalho para o Estado da Paraíba. Com esta presente nota amplia-se a distribuição geográfica desta espécie e valorizam-se os acervos biológicos que conservam espécimes obtidos de coletas mais antigas.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  crustacea; brachyura; majidae.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004