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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
A ATIVIDADE DIALÓGICA EM FLICTS - DIFERENTES VOZES SE INTERCRUZAM
SÔNIA VIRGÍNIA MARTINS PEREIRA 1   (autor)   soniavirginiapereira@bol.com.br
1. Prefeitura da Cidade de Recife - PE
INTRODUÇÃO:
Este estudo comenta e analisa o funcionamento dialógico na obra infanto-juvenil de Ziraldo, Flicts, e faz a verificação dos índices de polifonia do texto que estabelecem a trajetória do Eu-narrador, em sua tentativa de construção de sua identidade. Esta reflexão emana da própria narrativa, em que o narrador, na busca da identidade do EU, fornece dados e pistas ao leitor, num cruzamento de vozes de diferentes interlocutores e de diferentes discursos, os quais contribuem para a constituição do enredo.
Como se percebe no título, o estudo está ancorado numa perspectiva enunciativo-pragmática, a partir das contribuições de Mikhail Bakhtin ao estudo das noções de linguagem, dialogismo e polifonia; por isso, tem-se como objetivos: analisar como os conceitos de dialogismo e polifonia se presentificam no texto de Ziraldo, uma vez que esses fundamentos são entendidos como a própria linguagem em seu pleno funcionamento, nesta obra; verificar indícios que revelam a contribuição de diferentes vozes que corroboram a relevância do caráter polifônico da linguagem para a constituição do sujeito (narrador/personagem) ou do eu poético - algumas vezes o texto toma forma de poesia- e do enredo do texto.
Na análise desses dados, revela-se a pertinência dessa pesquisa para os estudos enunciativos, discursivos ou sócio-interacionistas, fundamentos tão valiosos para o arcabouço teórico da lingüística contemporânea.
METODOLOGIA:
Nossa estratégia metodológica se propôs a estabelecer um continuum interativo (Marcuschi, 2001) entre qualidade e quantidade na avaliação analítico-descritiva dos diálogos entre interlocutores e entre discursos que estruturam o texto de Flicts (Ziraldo, 1984). Para a investigação deste aspecto, implementou-se uma metodologia com a visão teórica de Bakhtin e seus pressupostos emanados da teoria da enunciação, aportada em alguns conceitos fundadores da teoria bakhtiniana, já explicitados na introdução. A partir disso, a metodologia qualitativa pôde ser subsidiada por métodos quantitativos, ao se verificar quais e como os aspectos lingüísticos foram operacionalizados na construção polifônica do texto.
Para tanto, o procedimento metodológico obedeceu os seguintes passos: Primeiro, foram determinadas todas as condições teóricas do modelo em que se operaria; segundo, foram coletados os dados passíveis de análise; terceiro, foram analisados os dados à luz da teoria eleita como suporte para a investigação da hipótese.
RESULTADOS:
Com base na investigação analítico-descritiva do livro de Ziraldo, pôde-se identificar como conceitos centrais do pensamento de Bakhtin - o tratamento dialógico e polifônico da linguagem - foram materializados na tessitura do texto e na composição do tema, que aponta para a questão da formação discursiva da identidade. Ressalte-se que para esse fim, o autor apoia-se nos elementos lingüísticos para revelar o dilema da personagem-título.
A análise desses aspectos lingüísticos demonstrou que o discurso em Flicts é apoiado pelos índices de polifonia presentes no texto, sendo eles:
- operadores argumentativos: mas; ao contrário, pelo contrário (ou idéia que remete a ele); operadores conclusivos.
- marcadores de pressuposição: responsabilidade discursiva partilhada pelo personagem e seu(s) interlocutor(es).
- uso de aspas: apresenta a voz de outros personagens com o diálogo marcado pelo discurso direto.
- Intertextualidade: diferentes vozes textuais, saberes sócio-culturalmente adquiridos que criam o discurso "autônomo" do personagem central.
Entretanto, o autor vai além do simples tratamento lingüístico dado ao texto, ao colocar a busca da identidade na interação verbal, vendo, dessa forma, o fenômeno da linguagem, em sua dimensão sócio-histórica, como propiciador da constituição do EU.
CONCLUSÕES:
A partir da perspectiva teórica enunciativo-pragmática do exame dos elementos que constituem o texto de Flicts, tanto em seus aspectos internos quanto externos, que constatou-se ser a obra de Ziraldo marcadamente dialógica, tanto em seu eixo temático - o dilema de um ser em busca de sua identidade; como em sua estrutura formal, que aponta para a enunciação humana.
Foi primordial analisar a obra por esta visão teórica, em primeiro lugar, pela sua proposital indefinição de estilo, que surpreende no ritmo do texto, o qual em algumas vezes se aproxima do verso redondilho; pelos recursos de linguagem de que se vale o narrador e pelo desenrolar gradativo do discurso, que se apóia em recursos lingüísticos reveladores da polifonia do texto.
Em segundo lugar, porque o autor imerge no léxico para compor o seu personagem, aproveitando-se de um recurso onomatopáico do tipo que se utiliza em charges ou histórias em quadrinhos - o nome Flicts é uma interjeição, como ploct, flact, plict. No contexto do enredo, flicts pode ser a corruptela do termo aflito; adjetivo, aliás, utilizado no texto para definir a personagem.
Em terceiro lugar ,devido ao uso de diferentes discursos que dialogam entre si, originários de formações discursivas sócio-culturalmente estabelecidas, que resultam em efeitos de sentidos decisivos para a construção semântica do leitor.
Enfim, Flicts é pluridiscursivo; é polifônico e dialógico, ideal para se entender os fenômenos da linguagem analisados por Bakhtin.
Palavras-chave:  linguagem; dialogismo; polifonia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004