IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
UMA BREVE ANÁLISE DOS CALOUROS DE PSICOLOGIA DA PUCRS: SEUS CONHECIMENTOS SOBRE FORMAÇÃO SUPERIOR
Larissa Lütkemeyer 1   (autor)   larili@terra.com.br
Luciana Fossi 1   (autor)   lubfossi@hotmail.com
Patrícia Rutsatz 1   (autor)   patriciarutsatz@hotmail.com
Ricardo Miranda 1   (autor)   ricardoseifert@terra.com.br
Thais Galvani 1   (autor)   thaisgal@hotmail.com
Karen Daldon 1   (colaborador)   petpsico@pucrs.br
Irani Argimon 1   (orientador)   argimon@pucrs.br
1. Programa de Educação Tutorial - PET, Faculdade de Psicologia - PUCRS
INTRODUÇÃO:
Segundo dados do IBGE (2000) 34% dos alunos que concluem o ensino médio ingressam na Universidade. O curso de psicologia é uma das possibilidades de formação superior. Assim, o objetivo do presente estudo foi identificar o perfil do estudante que ingressa no curso de psicologia da Pontifícia universidade católica do Rio Grande do Sul, bem como seus conhecimentos acerca das possibilidades de realizar pesquisa científica durante a graduação e as futuras possibilidades de atuação profissional após sua formação. O objetivo de esclarecer essas questões é apresentar as especificidades do Programa Especial de Treinamento (PET) e dos grupos de pesquisa do pós-graduação de nossa Faculdade, que oferecem bolsas para os alunos e possibilidades de pós-graduação.
METODOLOGIA:
Foram entrevistados 594 alunos presentes na disciplina de metodologia aplicada à psicologia durante as duas primeiras semanas de aula. Os dados foram coletados a partir de um questionário estruturado, composto de questões sócio-demográficas e questões relacionadas ao conceito de pesquisa científica, identificação da área de atuação e pós-graduação. A aplicação do questionário foi realizada no período de 2000 à 2004/1. Após o levantamento dos dados era realizada uma devolução para os alunos, afim de esclarecê-los sobre as questões referentes.
RESULTADOS:
Entre os alunos entrevistados que responderam à questão relacionada ao sexo 15% são do sexo masculino e 85% são do sexo feminino.
As idades dos entrevistados variam entre 16 anos e 54 anos, sendo a média de idade de 19 anos.
As possibilidades de fazer pesquisa científica durante a graduação é desconhecido por 58% dos alunos do I nível. Entre os 42% que conhecem essa possibilidade apenas 14% conhecem entidades que financiem pesquisa científica. Observamos que os alunos confundiam os conceitos de área de atuação e pós-graduação. No entanto, na devolução aos alunos deste levantamento, eles foram esclarecidos sobre tais conceitos. As linhas de pesquisa do pós-graduação e o Programa Especial de Treinamento foram apresentadas aos alunos, reforçando o objetivo da pesquisa.
CONCLUSÕES:
Os alunos que ingressam no curso de psicologia ainda apresentam pouco conhecimento e informação, relacionado as possibilidades de atuação do psicólogo, pós-graduação e pesquisa científica. Portanto, a aplicação do questionário e a devolução dos dados é extremamente importante para apresentar estes conceitos e despertar o interesse dos alunos a se candidatarem ao PET ou a bolsas de iniciação científica.
Instituição de fomento: SESu/MEC
Palavras-chave:  Pesquisa científica; Pós-graduação; Área de atuação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004