IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
SEXUALIDADE NA JUVENTUDE: (DES)INFORMAÇÕES E PRÁTICAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Maria Antonia Rêgo de Freitas 1   (autor)   mariaantonia.freitas@bol.com.br
Annamélia M. Brandão 1   (autor)   mariaantonia.freitas@bol.com.br
José Antonio Novaes da Silva 1   (orientador)   mariaantonia.freitas@bol.com.br
1. Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Biologia Molecular
INTRODUÇÃO:
A sexualidade é uma construção cultural, a qual varia de acordo com o tempo histórico, gênero, idade cronológica e etnia. Quanto ao comportamento sexual, sabe-se que a prática heterossexual é considerada “normal” e desejável para os dois sexos. O homem é incentivado a uma intensa vivência sexual, contrariamente, o sexo feminino é estimulado a procrastinar as relações sexuais, reservando-se para o grande amor, ou para o homem com o qual poderá se casar. Este padrão comportamental se mantêm de forma, praticamente, inalterado, embora ocorra mudanças morais e de atitudes na sociedade atual.
METODOLOGIA:
Com a intenção de aferir como adolescentes, de nível médio lidam com questões relativas a sexualidade e saúde reprodutiva, um questionário foi aplicado em setembro de 2003 em uma instituição pública de ensino médio, na cidade de Pau dos Ferros.
RESULTADOS:
A idade média dos informantes, na época da aplicação do instrumento de pesquisa era de 19,5 e 19,2 anos, das moças e rapazes, respectivamente, e os dados mostram que a idade média do primeiro beijo das adolescentes foi aos 12,8 anos, sendo que 28,9% das entrevistadas declararam a curiosidade o motivo do primeiro beijo; e dos adolescentes aos 12,1 anos, sendo que 43,7% disseram que beijaram por desejo/atração. Do total das participantes, 28,42% já se masturbaram, mas apenas 11,58% deram continuidade a esta prática auto-erótica. Nos adolescentes, 88,34% assumem já terem praticado o auto-erotímos, porém 67,0% deram continuidade a masturbação. As jovens que praticam a masturbação apresentavam uma idade média de 18,6 anos, e os adolescentes 19,1 anos. Apenas 43,7% das entrevistadas e 48,5% dos entrevistados relatem saber a diferença entre sexo e sexualidade.
CONCLUSÕES:
A sexualidade das jovens mostra-se fortemente ligada à forma como o gênero feminino é educado em nossa sociedade. Isto é sugerido, pois o motivo para o primeiro beijo e a prática ou não da masturbação diferem, marcadamente dos indicadores obtidos para jovens do sexo masculino. Para a grande maioria das jovens o termo sexualidade pode usado como sinônimo para sexo ou homossexualidade.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  sexualidade; homossexualidade; adolescentes.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004