IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
Fauna de Chironomidae (Insecta: Diptera) Obtida no Córrego Tenente Amaral, Jaciara – MT
Cláudio de Oliveira Neves 1   (autor)   lordinsector@hotmail.com
Marinez Isaac Marques 2   (orientador)   m.marque@terra.com.br
Karl Matthias Wantzen 3   (co-orientador)   wantzen@mpil-ploen.mpg.de
1. Pós-Graduando do Instituto de Biociências - UFMT
2. Profª Dra. Instituto de Biociências - UFMT
3. Pesquisador do Instituto MaxPlanck
INTRODUÇÃO:
Os Chironomidae apresentam uma grande diversidade, ocorrendo em elevada densidade numérica, com participação bastante significativa na fauna aquática (HIGUTI et al. 1993). As larvas e as pupas das diferentes espécies colonizam todos os tipos de águas naturais e artificiais tais como nascentes de águas frias e quentes, riachos rios, lagos e brejos, pequenas poças, água das axilas das folhas das plantas e também em reservatórios, açudes, canais e plantações de arroz. Segundo REISS (1979), alguns Chironomidae habitam ambiente marinho, semiterrestre e terrestre, provavelmente devido ao seu alto poder adaptativo a diferentes substratos, além do próprio sedimento (STRIXINO & TRIVINHO - STRIXINO 1998).
Para WANTZEN & JUNK (2000), além do tipo de substrato, aspectos físicos e químicos tais como condutividade, oxigênio dissolvido, pH, alcalinidade, temperatura, sólidos em suspensão, luminosidade, turbidez, cor, vazão, sazonalidade entre outros fatores, podem influenciar na biodiversidade da fauna de Chironomidae.
Estudos autoecológicos que permitem melhor entendimento da dinâmica populacional e comunitária dos Chironomidae na região Neotropical, não têm recebido a devida atenção (TRIVINHO - STRIXINO & STRIXINO 1989).
Considerando a importância do grupo e a escassez de estudos para a região mato-grossense, este estudo tem como objetivo inventariar e comparar os gêneros de Chironomidae em quatro pontos no córrego Tenente Amaral, município de Jaciara, MT.
METODOLOGIA:
A área de estudo está situada entre as coordenadas 15º 45’ 30” e 15º 45’ 40” de latitudes sul e 55º 16’ 40” e 55º 16’ 30” de longitudes oeste, região da nascente do córrego Tenente Amaral, localizado na Fazenda Santa Fé, município de Jaciara-MT. Neste ponto possui cerca 3,0m de largura, 1,5m de profundidade, vazão média de 650 l/s e temperatura da água oscilando em torno de 22 a 26ºC.
Foram realizadas coletas manuais de folhas no solo provenientes da vegetação da mata ciliar, transportadas ao laboratório de Ecologia Animal da UFMT e posteriormente acondicionadas em sacos de nylon de 20 x 20 cm e malha de 1mm. Em campo, esses sacos com folhas foram distribuídos nos quatro diferentes pontos de amostragem, sendo 35 em uma poça conectada ao córrego (PC), 35 em uma poça não conectada ao córrego (PNC), ambas com cerca de 0,5m de largura, 1m de comprimento e 0,8m de profundidade e coluna d’água oscilando entre 0,5 a 0,75m; 35 em uma região meândrica (RM) e 35 em uma região lótica (RL).
O monitoramento dos sacos de nylon foram realizados quinzenalmente, sendo retirados 5 sacos de cada ponto. As folhas eram lavadas em peneira de 200m, para retirada do sedimento acumulado, que por sua vez, foi fixado e corado em álcool a 70% e Rosa de Bengala.
Os indivíduos de Chironomidae foram separados e as lâminas semipermanentes preparadas conforme PINDER (1983).
Para análise dos dados foi utilizado o índice de similaridade de Sorenson modificado, segundo MAGURRAN (1988) e teste de Scheffé.
RESULTADOS:
Foram amostradas 2619 larvas de Chironomidae, distribuídas em 3 subfamílias, 9 tribos e 39 gêneros.
Dentre as subfamílias, Chironominae foi a mais representativa (1341 ind./51,20%), seguida de Tanypodinae (664 ind./25,35%) e Orthocladiinae (614 ind./23,44%). Das 9 tribos identificadas as mais abundantes foram Chironomini
(811ind./30,96%) e Tanytarsini (527ind./20,12%). Os gêneros Ablabesmyia, Polypedilum, Conyroneura e Tanytarsus foram os que mais se destacaram, compreendendo cerca de 50% do número total de indivíduos amostrados.
Dos pontos de coleta, RM foi o de maior abundância, (1804 ind./69%), seguido pelos de menor velocidade PC e PNC, (374 ind./14% e 307 ind./12%), respectivamente; RL foi o menos representativo (134 ind./5%).
Quanto à riqueza, verifica-se que coincide com o “ranking” de abundância dos pontos, sendo RM com o maior número de gêneros (30 gêneros), seguido de PC (24 gêneros), PNC (20 gêneros) e RL (10 gêneros).
Quanto ao índice de Sorensen, a maior similaridade foi encontrada entre os pontos PC e PNC (0,72). Os demais valores foram inferiores a 0,15. Para o teste de Scheffé, foi determinado P>0,05 apenas entre PC e PNC, corroborando com o resultado da similaridade, não demonstrando a influência do córrego sobre a poça.
CONCLUSÕES:
O ponto RM indica melhores condições de colonização para Chironomidae, pois foi o de maior abundância e riqueza. O fluxo moderado da correnteza provavelmente tenha sido o principal fator controlador na colonização das folhas.
Os pontos PC e PNC não demonstraram uma diferença significativa, sugerindo uma baixa influência da conexão com o córrego.
A baixa similaridade entre RM, RL e os pontos lênticos corroboram a idéia de mosaico para diferentes pontos dentro de um sistema aquático, devido às especificidades das espécies e ao que é oferecido em cada ambiente.
Em ambientes lóticos, a velocidade da correnteza apresenta uma relação estreita com a estrutura do substrato, ocasionando um mosaico de habitats a serem colonizados pelas comunidades aquáticas, apresentando uma riqueza e abundância de organismos característica, justificando a diferença expressiva dos pontos dentro do córrego.
Palavras-chave:  Chironomidae; Estrutura de Comunidade; Inventario.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004