IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
LEITURA, CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Sueli Cristina Marquesi 1, 2   (autor)   sueli.marquesi@unicsul.br
Vanda Maria da Silva Elias 3   (autor)   vmelias@linearsm.com.br
1. Centro de Ciências Humanas, Sociais, Artes e Educação, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL.
2. Prog. de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Univ. Católica de São Paulo - PUC/SP
3. Departamento de Português, Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma metodologia para a abordagem da leitura em cursos de licenciatura em Letras, fazendo uso de recursos tecnológicos. Partindo do pressuposto de que a formação do futuro professor deve centrar-se na aquisição de uma consciência da língua e do seu funcionamento que abarque os problemas implicados na relação profunda e plurifacetada, de tipo cognitivo, accional, social e afectivo (cf. Fonseca: 2001), buscamos, a partir de princípios teóricos que tratam a língua como atividade sócio-cognitivo-interacional, organizar um conjunto de estratégias textual-discursivas que permitam ao aluno interagir com o texto e, assim, construir seu sentido.
METODOLOGIA:
Os procedimentos adotados para o desenvolvimento da pesquisa são teórico-analíticos. Relacionando pressupostos teóricos da Ciência do Texto (cf. Van Dijk: 1983; 2000), organizamos a proposta de abordagem da leitura, concebendo-a como fenômeno prático, social e cultural. Para tanto, selecionamos textos dos discursos jornalístico, literário, científico e didático-pedagógico, propondo um conjunto de estratégias textual-discursivas que enfocaram os respectivos textos, em seus contextos e finalidades, a partir de relações entre informatividade, aceitabilidade e intertextualidade (cf. Beaugrande & Dressler: 1981). A proposta foi aplicada junto a alunos do primeiro ano de um curso de Letras da cidade de São Paulo. A partir dessa aplicação, foi possível elaborar unidades de ensino, na modalidade semi-presencial, destinadas à área, sendo que duas delas serão disponibilizadas durante a apresentação do trabalho, a título de exemplificação.
RESULTADOS:
Os resultados da aplicação da proposta revelaram que: 1) os processos de compreensão e de interpretação têm uma natureza estratégica, que requer dados extraídos de vários níveis discursivos e do contexto de comunicação (cf. van Dijk, 1987); 2) a leitura constrói caminhos sempre inéditos a partir de uma disposição de índices lacunares, prescindindo de atividades cooperativas que levem os diferentes leitores a tirarem do texto o que o texto pressupõe, implica ou implicita, a preencher espaços vazios, a ligar o que existe no texto com outros textos (cf. Maingueneau, 1996); 3) uma metodologia de leitura deve basear-se na construção de sentidos pelos alunos, num processo que contemple conexões dentro do próprio texto, entre o texto e outros textos e entre o texto e os contextos em que ele ocorre.
CONCLUSÕES:
Refletindo sobre o trabalho realizado, é possível concluir que: 1) a orientação dada pelos estudos da Lingüística Aplicada, principalmente, os referentes à Leitura, abre perspectivas para a formação de um professor que entende o modo de aprender como condição de atuação constante e contextualizada; 2) o trabalho que se desenvolve, na área da leitura, com textos provenientes dos diferentes discursos sociais, deve sempre contemplar três fatores implicados no processo: o texto, o leitor e o contexto; 3) na formação do futuro professor da área de Língua Portuguesa, deve-se desenvolver um trabalho centrado em um processo interacional, que parte de seu universo de conhecimento, em unidades de aulas tanto presenciais, quanto semi-presenciais; 4) abordar a leitura sob o enfoque aqui tratado, permite-nos concebê-la como fio condutor na formação de professores que, certamente, estarão atentos à formação de novos leitores críticos, leitores não só de textos, mas das diferentes realidades em que estiverem inseridos.
Palavras-chave:  Leitura; Formação de professores; Recursos tecnológicos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004