IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
AVALIAÇÃO DA INCORPORAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Robson da Silvas Lopes 1   (autor)   robsonsilvalopes@hotmail.com
Soila Fernandes Coelho 1   (colaborador)   soilafernandes@yahoo.com.br
Lívia Lopes Azevedo 1   (orientador)   livia@cpd.ufmt.br
1. Depto. de Matemática, Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia - UFMT
INTRODUÇÃO:
Segundo a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, o ensino deve ser dinâmico e acompanhar as mudanças e necessidades impostas pela sociedade. Um dos desafios no processo educacional hoje e o envolvimento das novas tecnologias nos projetos pedagógicos (internet, software educativos, computadores, calculadoras, vídeos, etc.). A tecnologia deve ser incorporada aos trabalhos realizados nas escolas. Entretanto, além da disponibilidade dos equipamentos nas escolas é necessário investimento na formação dos professores para que esses possam acompanhar essa tendência. É de conhecimento que os projetos educacionais em informática vinham imbuídos da novidade na utilização do computador e de softwares na área, mas acabavam apenas por reforçar o ensino tradicional e, portanto, acabavam por contribuir com o fracasso nos propósitos. A orientação dos PCN’s é que as novas tecnologias sejam incorporadas ao ensino. Entretanto, o que percebemos é que os professores ainda não se sentem preparados para trabalhar utilizando essa metodologia de ensino: seja por falta de condições técnicas, seja pela insegurança de lidar com o novo, seja pela falta de conhecimento, seja pelo medo de ousar, seja pelo receio da sua eficácia, entre outros. Desse modo, essa pesquisa pretende avaliar a influência provocada pela incorporação das novas tecnologias no ensino, e apresentar aos professores meios para o trabalho com tais tecnologias.
METODOLOGIA:
O método utilizado para realização deste trabalho foi a comparação entre a aprendizagem e o comportamento de duas diferentes atuações de ensino; uma utilizando o material tecnológico, através de atividades de apoio utilizando o software educativo LOGO e a outra utilizando apenas o método tradicional de exposição dialogada do conteúdo pelo professor. Para a realização desta pesquisa foi feito, num primeiro momento, um teste sondagem com dois grupos de alunos do ensino fundamental – 5ª série, da cidade de Barra do Garças – MT, a fim de avaliar seus conhecimentos na área de matemática e raciocínio lógico. Foi escolhida uma das turmas aleatoriamente e durante um mês desenvolvemos atividades extraclasse com esses alunos seguindo uma abordagem construtivista, utilizando o software educativo LOGO, enquanto o outro grupo seguiu trabalhando sem uso desse recurso. Durante o desenvolvimento da pesquisa as atividades foram realizadas como extra ou complementar aos trabalhos desenvolvidos pelo professor da disciplina em sala de aula. As atividades propostas estavam imbuídas de conteúdos matemáticos utilizados na série em questão e nas anteriores. Essas foram realizadas de forma que os alunos pudessem construir seu próprio conhecimento, desenvolver o raciocínio critico e reflexivo de forma cooperativa, isto é, que pudessem exercitar a capacidade de trabalhar em grupo utilizado o software adotado. Todo o trabalho desenvolvido está fundamentado na teoria piagetiana.
RESULTADOS:
Após a realização das atividades que ocorreram durante quatro semanas, no laboratório de informática do ICLMA, sendo dois encontros semanais com três horas de duração, pudemos perceber (1) – grande motivação dos alunos com relação ao uso do material tecnológico; (2) – rápido aprendizado do software utilizado – LOGO; (3) um maior interesse, por parte dos alunos, na resolução das atividades, pois essas tornaram-se mais significativas para eles; (4) – busca de várias formas de resolver determinado problema; (5) maior desempenho no trabalho em grupo, isto é, maior cooperação. Estes resultados mostraram que o uso de novas tecnologias (computador com software educativo) provocou nas crianças, sujeitos da pesquisa, interesse e gosto pelo aprender a aprender, proporcionando, aparentemente, um melhor desenvolvimento cognitivo. Tornou a aprendizagem mais significativa e prazerosa, estimulando a busca pelo conhecimento e a interação entre os alunos ao mesmo tempo desenvolvendo a capacidade de trabalhar em grupo. Enquanto os alunos da outra turma mantiveram o mesmo comportamento anterior ao inicio da pesquisa.
CONCLUSÕES:
Os resultados observados puderam ser mais evidenciados com relação ao comportamento dos alunos do que propriamente com o nível de aprendizagem de conteúdo, isto devido ao curto tempo de experiência. Entretanto pretendemos dar seqüência aos trabalhos nessa linha de pesquisa, uma vez que vislumbramos um canal aberto para a motivação dos alunos em relação às atividades de ensino-aprendizagem dos conteúdos. Do mesmo modo, para romper com o estigma do uso do material tecnológico acreditamos poder apresentar aos professores resultados que os levem a acreditar que o uso dessa tecnologia deve ser incorporada ao seu conhecimento e à sua prática pedagógica.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  informática e educação; ensino-aprendizagem; uso de software educativo.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004