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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
CONSTRUINDO UM LIVRO DE BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE SOCIALIZAÇÃO
Juliana Maria de Brito Leitão 1   (autor)   julimary@hotmail.com
Odijane de Sena Benedito 2   (autor)   
Lucinalva da Silva Macedo 3   (orientador)   ataide@hotlink.com.br
1. Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
2. Universidade de Pernambuco - UPE
3. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
INTRODUÇÃO:
A brincadeira na Educação Infantil é fundamental no ensino das crianças na faixa etária de três a seis anos, principalmente oriundas de uma população com situação sócio-econômica abaixo da linha da pobreza, pois quanto menores forem as crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada. Por isso, o processo de construção do livro de brincadeiras tem o objetivo de possibilitar às crianças a vivência com experiências lúdicas criadas por elas mesmas e as brincadeiras, e neste sentido os educandos podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos. Além disso, possibilita colocarem em jogo seus conhecimentos sobre a língua escrita, descobrindo a importância do trabalho em grupo, usando como instrumento de socialização seus conhecimentos prévios, construindo em conjunto as regras das brincadeiras e oportunizando ainda o acesso aos bens culturais, resgatando da história as brincadeiras, fazendo destes alunos sujeitos iguais de direitos e deveres.
METODOLOGIA:
O estudo foi organizado por etapas, de acordo com as possibilidades da turma de Educação Infantil na escola da rede pública municipal Prof. José Alberto de Lima. Na primeira etapa realizou-se uma preparação da turma para a construção coletiva do livro com a escolha das brincadeiras que mais se identificavam, resgatando também de seus familiares em pequenas reuniões. Depois de relacionadas, na segunda etapa foram levantadas as regras das brincadeiras de forma oral e coletiva. Os materiais necessários para a execução das brincadeiras foram discutidos e registrados. Após as revisões coletivas das regras, as crianças produziram as ilustrações do livro através de desenhos individuais. Na terceira etapa, foi realizada a organização do livro ilustrado pelas crianças através da leitura e seleção das ilustrações em suas respectivas páginas. A culminância se deu na quarta etapa que consistiu na prática das brincadeiras em sala de aula, respeitando as regras que os próprios alunos estabeleceram no livro, e distribuição das cópias dos livros para os educandos.
RESULTADOS:
Durante a realização coletiva desse estudo, as crianças demonstraram interesse em relatar as regras dos jogos e brincadeiras, antes assimiladas através da imitação dos pais e amigos, agora socializando para seus colegas, resultou numa relação dialógica e de equilíbrio emocional, estético e corporal, possibilitando ainda aos alunos ingressar no conhecimento da função social da escrita. Na revisão das regras relatadas foi notável a preocupação dos alunos em falar as regras de forma seqüenciada de modo que o futuro leitor pudesse entendê-las, demonstrando que neste momento as crianças deram início ao processo de letramento que consiste na compreensão da função social da escrita. Vale salientar que o comportamento dos alunos teve uma mudança significativa de isolamento e agressividade para uma construção em grupo e cooperação, tornando-se crianças mais participativas, solícitas e autoconfiantes.
CONCLUSÕES:
A realização desta pesquisa foi relevante para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e será o ponto de partida para continuar os estudos sobre a melhoria da qualidade de ensino das crianças, visando o desenvolvimento integral das mesmas. É necessário manter o ensino contextualizado e estar sempre repensando novas práticas pedagógicas, proporcionando aos alunos novas oportunidades de ensino aprendizagem. Os resultados demonstram que o ser humano, ao nascer, traz potencialidades ao serem desenvolvidas e que, nesse sentido, a escola pública deve oportunizar conhecimentos às crianças, assegurando-lhes os direitos e qualidade social da educação. Por fim, o brincar deveria estar sendo posto constantemente em questão e prática em nossas instituições, principalmente aquelas que lidam com crianças, pois, no brincar, não se aprende somente conteúdos escolares, aprende-se sobre a vida, resolução de problemas e viver em sociedade.
Instituição de fomento: Escola Municipal Prof. José Alberto de Lima - CAIC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Construindo; Socialização; Instrumento.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004