IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 2. Engenharia Biomédica
DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE LUPA ELETRÔNICA PARA POPULAÇÃO CARENTE
Carina Verna 1   (autor)   safire@directnet.com.br
Vagner Rogério dos Santos 2   (orientador)   vrogerio@oftalmo.epm.br
Celina Tamaki Monteiro de Castro 2, 3   (co-orientador)   celina@oftalmo.epm.br
Danilo Monteiro de Castro 4   (co-orientador)   
Paulo Schor 5, 6   (co-orientador)   pschor@pobox.com
1. Graduanda do curso de Tecnologia Oftálmica da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
2. Preceptor do Curso de Tecnologia Oftálmica da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
3. Chefe do setor de visão subnormal da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
4. Médico Oftalmologista do setor de visão subnormal da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
5. Professor de Bioengenharia Ocular da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
6. Chefe do Setor de Bioengenharia Ocular da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um protótipo de lupa eletrônica (Sistema de Vídeo Magnificação de Imagem), com redução dos custos para os pacientes portadores de visão subnormal, utilizando a metodologia de desenvolvimento de produto System Eng.
Pessoas com visão subnormal são aquelas que possuem uma diminuição da capacidade visual. Esta pode ser decorrente da diminuição da acuidade visual, do campo visual, ou da sensibilidade ao contraste, (podendo, estas estarem associadas entre si), mesmo com o paciente usando a melhor correção em ambos os olhos. Porém são capazes de utilizar potencialmente a visão para planejamento e execução de tarefas do dia a dia.
Dados da OMS revelam que 1% da população mundial apresenta deficiência visual, sendo que 70 a 80% possui visão subnormal.
Lupa eletrônica é um aparelho que capta uma imagem através de uma câmera, e esta pode ser vista com maior aumento (quando comparado com lentes comuns) em um aparelho de televisão, permitindo assim que pessoas com visão subnormal possam ler com certa facilidade, após treinamento para este fim.O modelo mais barato no Brasil custa R$1.200,00, o que é inviável para a população brasileira, pois segundos dados do IBGE um terço da população brasileira vive com até meio salário mínimo per capita (cerca de 49 milhões de pessoas) além das pessoas sem rendimento, com isso somasse 54 milhões de pessoas que podem ser consideradas pobres.
METODOLOGIA:
Foi confeccionado um protótipo funcional do sistema de magnificação da lupa eletrônica no Laboratório de Bioengenharia Ocular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, utilizando os seguintes materiais: microcâmera, material rígido, parafusos, escala milimétrica e televisor com entrada de vídeo. O protótipo foi dividido em quatro sub-sistemas (1. magnificação, 2. polaridade negativa, 3. brilho, 4. contraste), de acordo com a metodologia System Engº de desenvolvimento de produtos, metodologia de análise de produto e projeto que divide o produto a ser analisado em sub-sistemas com função de trabalho estabelecida e bem definidas para atender os requisitos de utilização do produto analisado .O protótipo desenvolvido atende ao sub-sistema 1. magnificação.
RESULTADOS:
A imagem captada pelo protótipo do subsistema1 e visualizada em um televisor de 14 polegadas, mostrou-se de boa resolução e ampliação. O sistema óptico utilizado pela microcâmera permite um ajuste de foco, possibilitando assim, o controle de qualidade da imagem.
O sub sistema 1 (de magnificação) forneceu as seguintes especificações de projeto: controle do foco, aumento da imagem e boa qualidade de resolução.
CONCLUSÕES:
O protótipo desenvolvido apresentou boas condições de atender às especificações do sub sistema 1, que também atende às especificações do sub sistema 4 de resolução.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  lupa eletrônica; Bio-engenharia; visão subnormal.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004