IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
DESENVOLVIMENTO DE MODELO MatML PARA ARTIGOS DA ÁREA DE MATERIAIS.
Damiane Tavares Benevides 1   (autor)   damibenevides@yahoo.com.br
Alexandreta Reis Cançado Bhering 1, 2   (orientador)   Ms. / alexandretacb@yahoo.com
1. Depto. de Engenharia de Materiais, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG
2. Depto. de Computação, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG
INTRODUÇÃO:
A HTML (HyperText Markup Language) é a língua franca atualmente utilizada para publicação de hipertexto na WWW (Word Wide Web). Ela usa marcações com significados específicos para estruturar texto como título, parágrafos, links, etc. A XML (eXtensible Markup Language) é uma nova linguagem que começa a ser utilizada na Web e visa a otimizar as buscas. Ela marca os documentos com termos semânticos tornando-os verdadeiros bancos de dados e permitindo que cada comunidade com interesses afins desenvolva seu próprio vocabulário. Ambas, HTML e XML foram desenvolvidas pelo W3C (WWW Consortium). A MatML (Material Markup Language) é um vocabulário XML voltado para a área de materiais que foi desenvolvido pela NIST (National Institute of Standards and Technology) sob a coordenação do pesquisador Ed F. Begley e está em fase de testes antes de sua padronização definitiva e uso pela comunidade de materiais. A MatML é descrita pelo vocabulário XML Schema. A presente pesquisa tem como objetivos desenvolver exemplos de utilização da MatML para testá-la e notificar seu desempenho e também o de divulgar e incentivar o seu uso contribuindo para que a comunidade que trata com materiais possa se comunicar através da internet utilizando vocabulário próprio de maneira a agilizar e otimizar as buscas por informações na Web.
METODOLOGIA:
Para alcançar tais objetivos fez-se estudo das normas XML (utilizando principalmente a tese de mestrado da professora orientadora), XML Schema, o estudo sobre a MatML foi feita no seu próprio site que até o momento era onde encontrava grande parte das informações sobre a MatML, no site estavam disponíveis três exemplos de marcações. A primeira marcação foi feita sobre um banco de dados, a segunda marcação foi feita sobre um determinado material em um Hand Book e o terceiro caso era uma marcação feita sobre um artigo, que era o que interessava a pesquisa, no site estava disponível apenas a marcação do artigo, para conseguir o artigo que originou a marcação foi feito um COMUT. Para o desenvolvimento do modelos escolheu-se artigos da área de materiais e fez-se a marcação de tais artigos com a MatML afim de que servissem de fontes de exemplos para os interessados no assunto. Encontrou-se dificuldades durante o projeto em utilizar a MatML por haver poucos exemplos disponíveis e por não ter sido encontrada pesquisa sobre a MatML na América do Sul. Para o desenvolvimento do projeto foi utilizado um micro-computador Pentium III com acesso à impressora e internet disponibilizado exclusivamente para a aluna pesquisadora em todos os seus horários de dedicação ao projeto de iniciação científica.
RESULTADOS:
Conseguiu-se entrar em contato com Ed Begley que esclareceu algumas dúvidas sobre a utilização correta da MatML e também afirmou que esta pesquisa sobre a MatML é a primeira na América do Sul. Como não é fácil a rápida assimilação das normas XML, XML Schema e MatML e como um dos objetivos da presente pesquisa é estudar as linguagens XML e MatML e divulgar o vocabulário MatML para a comunidade de materiais, foi marcado um artigo com o seguinte título propriedades mecânicas de liga Al-4%Cu após tratamentos de solubilização e envelhecimento e elaborado um modelo, um molde, de uso da MatML que possibilitará mesmo a pessoas não iniciadas em XML e XML Schema a fazer uso dele em futuras marcações de documentos da área de materiais.
CONCLUSÕES:
A pesquisa concluiu-se com sucesso na marcação de artigos utilizando-se de tal modelo, observou-se que o futuro da web será a web semântica, o que facilitará as buscar na internet e que não há até o presente momento no Brasil, nenhuma pesquisa sendo feita sobre a MatML além desta. Foi realizada a marcação de um artigo, através do estudo do Schema MatML e montou-se um documento que é o modelo básico completo para marcação de documentos em MatML.
Instituição de fomento: Centro Universitário do Leste de Minas Gerais/UnilesteMG. Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu/FGPA.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  MatML; Linguagem de marcação; XML.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004