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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
POLÍTICAS AFIRMATIVAS: A GARANTIA DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE NEGROS E AFRODESCENDENTES NO ENSINO SUPERIOR EM MATO GROSSO.
Jacqueline da Silva Costa 1   (autor)   jacqque@terra.com.br
Iolanda de Oliveira 2   (orientador)   iolanda.eustaquio@globo.com
Maria Lúcia Rodrigues Muller 1   (co-orientador)   mullerlu@terra.com.br
1. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
2. Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense - UFF.
INTRODUÇÃO:
O grande interesse de pesquisadores negros e não-negros em relação à temática das relações raciais no Brasil, tem trazido contribuições significativas para um melhor entendimento dos mecanismos de exclusão social, na qual envolve um grande número de negros, pardos e afrodescendentes em todas as instancias da sociedade. Na tentativa de compreender tais mecanismos de exclusão social, não poderia deixar de falar nos efeitos negativos da escravidão no Brasil. Entretanto, estudos revelam que a pouca mobilidade social de negros e negras, as desigualdades raciais e o preconceito racial não devam ser somente atribuído aos 350 anos de escravidão da população negra. Contudo, a que se considerar que paralelo ao sistema escravocrata houve uma seqüência de fatos e atitudes políticas que, ao longo dos anos foram absolvidas e reproduzidas por uma elite branca que dominava o poder na época. Essa pesquisa tem por objetivo estudar a trajetória escolar dos estudantes contemplados com a bolsa do projeto Políticas da Cor/UFMT, que visa promover o acesso e a permanência de estudantes afrodescendentes no ensino superior. Nesse sentido, vale a pena ressaltar a relevância de um estudo dessa natureza, porque, vem subsidiar as instâncias que hoje discutem a temática das relações raciais na educação formal, sobretudo, instrumentaliza o debate nacional sobre políticas afirmativas nas instituições de ensino, no caso as universidades, bem como, o Movimento negro.
METODOLOGIA:
Essa pesquisa fundamenta-se numa abordagem qualitativa, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: História oral, Estudo de caso, com entrevistas dos 28 alunos e alunas contemplados com a bolsa de estudo que visa a discriminação positiva de negros e afrodescendentes no ensino superior. Propõem também revisão bibliográfica privilegiando os autores e autoras que discutem o processo histórico de construção das desigualdades raciais no Brasil e a conceituação das Políticas Afirmativas.
RESULTADOS:
Essa pesquisa fundamenta-se numa abordagem qualitativa, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: História oral, Estudo de caso, com entrevistas dos 28 alunos e alunas contemplados com a bolsa de estudo que visa a discriminação positiva de negros e afrodescendentes no ensino superior. Propõem também revisão bibliográfica privilegiando os autores e autoras que discutem o processo histórico de construção das desigualdades raciais no Brasil e a conceituação das Políticas Afirmativas.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a atitude de implantar, o projeto Políticas da Cor/ UFMT, veio proporcionar aos bolsistas selecionados, um conhecimento profundo da temática das relações raciais no Brasil, bem como, uma forte relação de pertença ao grupo, reafirmando assim sua identidade étnica.
Palavras-chave:  Política Afirmativa; Negro; Cidadania.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004