IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social
A INTEGRAÇÃO DO IDOSO POR MEIO DE ATIVIDADES DE RECREAÇÃO E LAZER -CASO DA ABAI DE GUARACIABA- MG
Katia Milagres Rosado 1   (autor)   katiamrosado@bol.com.br
Jacinta Cristiana Barbosa 1   (colaborador)   kitabarbosa@bol.com.br
Iris Ferreira de Sousa 1   (colaborador)   
Ingrid da Silva Macêdo 1   (colaborador)   guidamacedo.macedo@bol.com.br
Gourete da Consolação Souza 1   (colaborador)   
Rita de Cassia Bhering Ramos Pereira 1   (colaborador)   
Brehna de Souza Marota 1   (colaborador)   
Karina Rodrigues Oliveira 1   (colaborador)   
Ivani Soleira Gomes 2   (co-orientador)   
Ângela Maria Soares Ferreira 1   (orientador)   
1. Depto. de Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa - UFV
2. Programa de Extensão Gilberto Mello, Universidade Federal de Viçosa - UFV
INTRODUÇÃO:
Com o aumento da população idosa no Brasil, os programas de assistência vêm se tornando cada vez mais freqüentes na formulação das políticas sociais. A Associação Beneficente de Amparo aos Idosos-ABAI é ma entidade que busca o bem-estar da sociedade e dos idosos inseridos nesta. As atividades de recreação e lazer realizadas na ABAI por estagiárias, estudantes de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, tiveram como objetivo geral promover a socialização dos idosos. De forma específica buscou-se: promover oportunidade aos idosos de lutarem contra a solidão e isolamento, visando à amizade e criação de laços sociais; reduzir os efeitos do envelhecimento por meio através da mobilização das habilidades mentais, do reforço da memória e do exercício físico; participar de trabalhos de grupo, contribuindo com seu engajamento pessoal; e proporcionar aos idosos o contato com a terra, desenvolvendo o plantio de mudas, uma vez que a maioria deles vem do meio rural. As atividades foram usadas como instrumento para atingir os objetivos. Teve-se como princípio respeitar os fatores cognitivos, sobretudo os ligados à memória e à percepção, além dos aspectos emocionais e psicomotores individuais, buscando sempre uma maior interação dos idosos com a atividade.
METODOLOGIA:
A amostra selecionada consistiu de 30 idosos residentes na ABAI – Guaraciaba, MG. Utilizou-se como metodologia a aplicação de atividades de corpo e movimento (dança, jogos, brincadeiras, cocção), artes (recorte, colagem, pintura e artesanato), linguagem e memória (contação de estórias, teatro) e meio ambiente, enfatizando a importância dos recursos naturais (plantio de árvores frutíferas e ornamentais e atividades na horta). A aplicação das atividades era realizada uma vez por semana na própria instituição, em um espaço apropriado, utilizando-se uma mesa grande com cadeiras, onde todos os idosos ficavam sentados. As atividades eram acompanhadas por estagiárias, que recolhiam dados da pesquisa por meio de anotações pré-estruturadas. Tinham duração média de duas horas, contando com participação de 83,33 % dos idosos. Para o desenvolvimento da memória, realizaram-se atividades para fazer o idoso lembrar-se de fatos passados e recentes, por meio de jogos de memória das cores, passagem de balão para um amigo especial e confecção de cartões para amigos, parentes ou funcionários da casa. Para o desenvolvimento da socialização foram realizadas atividades que buscassem uma maior interação entre idosos e trabalho de grupo. Para tanto, foram utilizados jogos de boliche, bingo de cores, confecção de painéis, enfeites para a sala de atividades, cantigas, jogo com as letras e palavras.
RESULTADOS:
De acordo com as atividades realizadas, pôde-se perceber que os idosos em questão apresentam memória voltada para os fatos passados, pois têm dificuldades em lembrar acontecimentos recentes. Quanto à percepção e associação, verificou-se que estas habilidades estão comprometidas em função da deterioração dos processos sensoriais, como visão e audição. Por meio de jogos e brincadeiras, observou-se a criatividade dos idosos, sendo-lhes proporcionadas atividades de lazer, contribuindo assim para melhoria da auto-estima dos mesmos. Quanto ao meio ambiente, o plantio de árvores teve resultados surpreendentes visto que foi possível a anotação do desenvolvimento social, memória, corpo e movimento. Foram respeitadas as necessidades e desejos dos idosos, podendo-se dessa forma, recolher os dados sem comprometer a autonomia do grupo.
CONCLUSÕES:
Por meio da aplicação das atividades, foi possível alcançar os objetivos propostos, visto que a interação entre os idosos propicia a melhoria da qualidade de vida, ocupando o tempo ocioso de forma criativa e saudável, por meio das atividades de recreação e lazer, de forma a atenuar e superar os problemas de ordem psicossocial dos idosos, que passam a pensar e agir com mais satisfação. Deve-se considerar que o bem-estar do ser humano não se limita apenas a um bom estado de saúde física, mas compõe-se da integração entre bem-estar físico e psicossocial.
Instituição de fomento: Associação Beneficente de Amparo aos Idosos
Palavras-chave:  Integração; Idoso; Atividades.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004