IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
DISTRIBUIÇÃO E OCORRENCIA DE MORCEGOS - PRAGAS EM TRÊS ZONAS HABITACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CÁCERES, ALTO PANTANAL, MATO GROSSO, BRASIL.
Paulo Luiz da Silva 1   (autor)   pldasilva@unemat.br
Arno Rieder 1   (orientador)   pldasilva@unemat.br
Sandra Hacon 1   (co-orientador)   pldasilva@unemat.br
Eliana Freira Gaspar de Carvalho Dores 1   (co-orientador)   pldasilva@unemat.br
Adriele Silva 1   (colaborador)   pldasilva@bol.com.br
Renata Gomes Lacerda 1   (colaborador)   pldasilva@unemat.br
Mauricio Ferreira Mendes 1   (colaborador)   Pldasilva@unemat.br
Gustavo Laet Rodrigues 1   (colaborador)   pldasilva@unemat.br
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT
INTRODUÇÃO:
Os morcegos são animais vertebrados da Classe Mamalia. Esses animais vivem em: matas virgens; cavernas; troncos de arvores; outros lugares que possam ser escuros. Nos últimos anos, com o crescimento populacional desordenado, extrativismo vegetal e principalmente falta de organização das construções civis, estão contribuindo, de uma maneira expressiva, para a destruição do habitat natural destes e de outros animais. Por isso invadem "nosso ambiente" em busca de alimentos e abrigos. Os morcegos possuem representantes em diferentes hábitos alimentares, podendo ser hematófagos, frutíferos ou insetívoros. Algumas espécies como a dos "vampiros" oferecem risco para a saúde humana, pois são vetores de agentes patógenos, (raiva,certos fungos). Ecologicamente os morcegos contribuem em muito com o meio ambiente, através da polinização e disseminação de sementes de espécies nativas de plantas. A falta da ação destes morcegos poderiam conduzir a extinção de certas espécies de vegetais. O presente trabalho visa verificar ocorrência relatada de morcegos-pragas em três zonas habitacionais em Cáceres, Alto Pantanal, Mato Grosso (MT), Brasil.
METODOLOGIA:
Verificou-se a ocorrência de morcegos-pragas, em três zonas habitacionais (Urbana - Z1, Sub-urbana - Z2, Rural - Z3) no município de Cáceres. Os dados do estudo foram coletados no segundo semestre de 2001, através de visitas de observação e de entrevistados com a aplicação de questionários nas residências de famílias sorteadas (336). As perguntas geradoras deste trabalho foram: Aparecem animais pragas em sua casa que incomodem? quais? Selecionou-se para este estudo as menções de presença (PM) e de ausência (AM) de morcegos.
RESULTADOS:
A menção da presença de morcegos como pragas, no ambiente doméstico foi mais indicada na zona sub-urbana (Z2-PM: 8,5%, AM: 91,5%) e menos na urbana (Z1-PM: 1,4,%, AM: 98,6%). Enquanto na zona rural (Z3-PM: 2,4%, AM: 97,6%) foi ligeiramente menor que na urbana mas expressivamente a quém da sub-urbana. A distribuição da freqüência esperada e observada, quanto a presença (PM) ou ausência (AM) de morcego nas três zonas habitacionais (Z1;2;3) não foram concordantes (χ 2 = 7,485; GL = 2; α = 0,024).
CONCLUSÕES:
Os morcegos, como pragas do meio doméstico, foram mencionados por moradores entrevistados das três zonas residenciais estudadas, sendo mais citados na zona sub-urbana.
Instituição de fomento: FAPEMAT, UNEMAT
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  pragas; Cáceres; morcego.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004