IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
ÁGUA MINERAL - PUREZA COMPROVADA?
MAYRA DA SILVA CAVALCANTI 1   (autor)   jmoufpbnutri@yahoo.com.br
OTAVIANA MARIA TABOSA ARAÚJO 1   (autor)   otavianat@hotmail.com
JOSÉ GOMES DA FONSÊCA JÚNIOR 1   (autor)   junioraleph@universia.com.br
MARIA LÚCIA DA CONCEIÇÃO 1   (orientador)   jmoufpbnutri@yahoo.com.br
1. DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO, CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
INTRODUÇÃO:
No mundo moderno ao crescimento da poluição como agente antagônico à pureza das fontes de águas minerais. Partindo do principio de que as água oriundas de rede de abastecimento público ostenta uma qualidade por vezes duvidosa, verificou-se nas últimas décadas o aumento do consumo de água mineral. Com o intuito de comprovar a qualidade desse produto, o presente trabalho teve como finalidade traçar o perfil microbiológico e fisco-químico de algumas marcas de repercussão comercial da cidade de João Pessoa-PB com abrangência ao tipo consumido.
METODOLOGIA:
Foram promovidas analises no Laboratório de Físico-química e Microbiologia de DN/CCS/UFPB, com 05 marcas de água mineral, adquiridas em diferentes locais da cidade seguindo as metodologias sugeridas por VANDERZANT & SPLITTSTROESSER para a contagem padrão de bactérias aeróbias mesófilas e para bactérias do grupo coliformes totais e fecais; e de ADOLFO LUTZ para o teste de pH , alcalinidade e dureza nas analises físico-químicas. Em termos de consumidores foram distribuídos questionários em pontos de venda destas águas.
RESULTADOS:
As analises microbiológicas revelaram contagem < 10 UFC/ml para bactérias aeróbias mesófilas e ausência de coliformes totais e fecais em 100% das amostras. Os resultados físico-químicos apontaram, pH médio de 4,62~7,15 com média de 5,48; Alcalinidade de bicarbonatos de 0,08~95,44 mg de CaCO3/l com média de 22,28mg deCaCO3/l; em relação as durezas,a total variou de 3,38~91,18mg de CaCO3/l com média 23,49mg de CaCO3/l, a de carbonatos, de 3,38~90,0mg deCaCO3/l com média de 21,66mg de CaCO3/l, a de não carbonatos foi de 0~6,98mg de CaCO3/l com média de 1,68mg de CaCO3/l; a cálcica variou de 0,24~48,00mg de CaCO3/l com média 12,15mg de CaCO3/l e a de magnésio foi de 0~43,99mg de CaCO3/l com média 9,30mg de CaCO3/l.
CONCLUSÕES:
Pode-se constatar que as marcas testadas microbiologicamente estão de acordo com a ANVISA, no que diz respeito as analises físico-químicas , estas mostram-se nos parâmetros fixados pela legislação. Quanto ao perfil do consumidor constatou-se que os maiores consumidores são do sexo feminino, moradores em bairros populares e no que diz respeito a renda familiar à maior concentração assume uma faixa de 4 à 10 salários mínimos.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ÁGUA MINERAL; MICROBIOLOGIA; FÍSICO-QUIMICA.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004