IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
A ATIVIDADE DO PROFESSOR ENTRE O PRESCRITO E O REAL
Mário Luis Villarruel da Silva 1   (autor)   mariovillarruel@bol.com.br
Marcos Antônio Moura Vieira 2   (orientador)   mvieir@hotmail.com
1. Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
2. Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
O presente projeto foi elaborado como parte das atividades de pesquisa a serem desenvolvidas correlatas à área de Descrição Lingüística, mais especificamente a Lingüística Aplicada aos Estudos da Linguagem. Propõe um estudo direcionado a compreender a atividade do professor de redação de Supletivo em Ensino Médio, que abarca, num enfoque mais específico, o ensino em Língua Portuguesa da prática de redação. Nossa pesquisa busca ramificar questionamentos no tocante à metodologia de ensino, ao preparo “psico-pedagógico” do professor, e aos objetivos da instituição escolar, no viés de um trabalho de formação de uma consciência crítica dos parceiros da atividade: professor e aluno.
Considerando que as pesquisas em Lingüística Aplicada às Situações de Trabalho, ressaltam a importância de buscar compreender as reflexões das pessoas acerca das atividades que elas mesmas desempenham, bem como considerando que todos os campos e/ou ambientes da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem (Bakhtin ,2003), compreendemos a importância de estudar atividade do professor, para além da relação ensino-aprendizagem.
METODOLOGIA:
Para conhecer a atividade do ensino de redação é necessário compreender em que consiste a situação de trabalho do professor, para tanto recorremos aos aportes da Análise Pluridisciplinar das Situações de Trabalho (A.P.S.T.) e ‘a Clinica da Atividade, como dispositivos que ajudam a refletir sobre o que é a atividade de ensino de redação.
Nossa proposição visa ajudar a refletir e a compreender como se desenvolve o gênero do ensino de textos na atividade dos professores.
RESULTADOS:
A real situação profissional dos professores da instituição pesquisada denota não apenas o que se poderia chamar de falta de preparo metodológico, como também e principalmente a falta desse preparo no tocante psicológico, ou seja, psico-metodológico, já que nesse contexto de heterogeneidade acentuada (Aceleração para jovens e adultos), os horizontes sociais de cada qual, se fazem de maneira distinta e paradoxal.Em suma, o que ocorre de falho no ato educacional não é atribuído a atividade em si do profissional, mas sim ao preparo insuficiente que este recebeu no período de formação, distanciando-se o perscrito do real.
CONCLUSÕES:
A importância de descrever as relações entre a atividade prescrita (o dito/feito no espaço/tempo da graduação, quanto a ensinar a produzir textos), e a atividade real (o trabalho do professor graduado, ao ensinar seus alunos a construir textos), reside em demonstrar a complexidade da situação de produção de sentidos numa atividade concreta.
Em análises aplicadas comprovamos que isto se dá de forma bastante dissonante do proposto pela academia, já que o que esta prescreve ao profissional no que se refere à atuação, fica incoerente com a realidade com a qual este se depara no real exercício de sua função.
Instituição de fomento: UFMT/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Atividade; Realidade; Percrição.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004