IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
PROJETOS TEMÁTICOS NA SALA DE AULA: VALE A PENA INVESTIR NESSA PRÁTICA.
Márcia Mendonça 1   (orientador)   marcia@nlink.com.br
Danielle da Mota Bastos 2   (autor)   daniellemb@hotmail.com
Paula Fernanda Déde do Nascimento 3   (colaborador)   paulinhadede@hotmail.com
1. Profa Mestre do Depto. de Letras - UFPE
2. Graduanda do Depto. de Letras - UFPE
3. Profa da Rede Estadual de PE
INTRODUÇÃO:
Levando em consideração a proposta dos PCN a respeito do ensino em que concebe a educação escolar – inserido nesta o ensino de língua materna – como um processo no qual se deve possibilitar que todo aluno desenvolva suas capacidades, e dentre estas uma competência comunicativa nos mais diferentes usos da língua, tem, portanto, esse presente trabalho o objetivo de mostrar como os projetos temáticos podem ser formas de transposição didática adequada para os eventos de letramento escolar pertinentes à formação crítica e cidadã do aluno. Optou-se nesta proposta pelo projeto temático sobre trabalho, uma vez que é responsabilidade, também, desta educação contribuir para a inserção no mercado de trabalho, bem como para a formação de uma consciência individual e coletiva que possibilite transformações.
METODOLOGIA:
Este projeto foi aplicado nas aulas de língua materna na escola municipal Poeta Joaquim Cardozo nas três turmas do 2º ano do 4º ciclo e desenvolveu-se durante 12 semanas com uma carga horária total de 72h/aula. Para tanto, foram utilizados como corpus vários gêneros textuais (tanto na modalidade oral quanto na escrita) pertencentes ao mundo do trabalho, tais como Curriculum Vitae, formulários de cadastro, entrevistas de emprego, redações dissertativas, etc., bem como outros gêneros relacionados com a temática: notícias, artigos de opinião, verbetes, músicas, reportagens, etc. Tentou-se criar situações que espelhavam as que possivelmente poderiam ser vivenciadas na vida real (no mercado de trabalho) para desenvolver competências como leitura crítica, argumentação e narração. Partia-se sempre da exposição do gênero, da sua caracterização e das reflexões metalingüísticas pertencentes ao mesmo. Após a consolidação do conhecimento, solicitava-se que se produzissem os textos dos tais gêneros trabalhados. É importante salientar que nem todos os gêneros eram produzidos por eles, mas apenas aqueles relacionados diretamente às necessidades que o mercado atual de trabalho exige, os demais serviam com apoio para o desenvolvimento de competências comunicativas pertinentes ao ciclo e às práticas sociais dos alunos.
RESULTADOS:
O que percebemos, logo nas primeiras aulas da implementação do projeto temático trabalho, foi alunos participativos e interessados na proposta pedagógica (aquisição de um conhecimento prático - como atender ao telefone, como preparar o Curriculum Vitae, como se apresentar numa entrevista - diante do contexto: procurar trabalho) e dos conhecimentos pertinentes ao tema do projeto (conceitos e histórias sobre o trabalho, primeiro emprego, profissões, etc). Essa motivação proporcionou uma aprendizagem rápida e eficiente desses gêneros e temas, como também alunos mais conscientes da sua responsabilidade no processo da aprendizagem e na construção do conhecimento. Contudo, por ser um projeto aplicado para o ensino de língua portuguesa e esta sendo sempre a base da proposta pedagógica, outros frutos foram colhidos ao longo das doze semanas, tais como: alunos mais confiantes em si mesmo (valorizando sua variedade lingüística e compreendendo que a variedade padrão é, apenas, mais uma que deve ser aprendida na escola e utilizada em contextos sociais que a exigem) e, por essa razão, com mais disposição de opinar em sala, através de produções orais e escritas (seminários e artigo de opinião, por exemplo). É importante ressaltar que essa disposição advém, também, de estratégias didáticas que contemplavam a leitura de gêneros informativos e opinativos no qual proporcionou a aquisição de conceitos que auxiliaram a construção da argumentação e o desenvolvimento da leitura crítica.
CONCLUSÕES:
A implementação do projeto temático trabalho proporcionou às aulas de língua portuguesa e aos alunos das três turmas do 2º ano do 4º ciclo da escola municipal Poeta Joaquim Cardozo uma nova postura sobre o ensino-aprendizagem de língua materna e sobre a concepção de língua e linguagem. Esses alunos perceberam que a língua é viva e utilizada, principalmente, fora da escola, cabendo, portanto, à escola desenvolver e proporcionar conceitos e práticas que desenvolvam as competências comunicativas necessárias para a realidade desses alunos (neste projeto, competências comunicativas relacionadas ao mundo do trabalho); e que com a aquisição dessas competências, eles utilizem a língua como um importante instrumento para inclusão e transformação social. Com essas novas noções, “a matéria de português” passou também a ter um novo valor, deixando de ser “chata” e sem praticidade e passando a ser, mais do que tudo, uma ferramenta na construção da identidade de um cidadão e de uma cidadã livres, democráticos e transformadores do seu tempo e do seu meio.
Palavras-chave:  Ensino de Língua Portuguesa; Projeto Temático; Trabalho.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004