IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural
MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA AGRICULTURA BRASILEIRA E REFORMA AGRÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NO P.A. ZUMBI DOS PALMARES, CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ.
Silvia Lima de Aquino 1   (autor)   silvinha_aquino@hotmail.com
Marcos Antonio Pedlowski 1, 2   (orientador)   pedlowma@uenf.br
Maria Cristina Canela 1, 2   (colaborador)   mccanela@uenf.br
1. Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF
2. Laboratório de Ciências Químicas, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas, o mundo tem servido de palco para grandes transformações no âmbito tecnológico, científico e industrial. Assim, grandes setores da economia mundial sofrem diretamente as influências provenientes de tais transformações, e um dos setores mais atingido por essas modificações foi o agrícola. A partir dos avanços e transformações da indústria química, entraram em cena na agricultura mundial os chamados agrotóxicos, que têm causado profundas alterações sócio-ambientais. Os assentamentos de reforma agrária também são afetados por tais transformações, considerando que cultivam alimentos que por sua vez, movimentam a produção nacional. Diante disso o objetivo deste estudo foi estabelecer a prevalência e a intensidade da utilização de agrotóxicos no P.A. Zumbi dos Palmares, localizado no município de Campos dos Goytacazes, RJ.
METODOLOGIA:
A área de estudo do presente trabalho foi o Projeto de Assentamento (PA) Zumbi dos Palmares que se localiza em áreas dos municípios de Campos dos Goytacazes e São Francisco do Itabapoana, na região Norte Fluminense. Para a coleta de dados a técnica utilizada foi à aplicação de questionários numa amostra de 90 assentados escolhidos aleatoriamente. O questionário é composto de perguntas abertas e fechadas e incluiu perguntas relacionadas a características demográficas, educacionais e socioeconômicas dos assentados, os principais sistemas agrícolas que estão sendo adotados nos lotes, e os tipos de agrotóxicos utilizados. Após a coleta de tais dados, as informações foram revisadas e, em seguida, tabuladas e analisadas usando-se técnicas estatísticas de tendência central.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos revelaram que os assentados pesquisados utilizam rotineiramente um total de 32 tipos de diferentes de agrotóxicos, principalmente nas culturas de abacaxi e maracujá. Uma das substâncias mais abundantemente utilizada foi o Glifosato, conhecida por sua solubilidade em meio aquoso. Os assentados demonstraram ter pouca conscientização no que se refere aos impactos potenciais associadas à aplicação de agrotóxicos no Meio Ambiente e em sua própria saúde, predominando a utilização sem qualquer tipo de equipamento de proteção. Além disso, demonstraram um conhecimento limitado de como ler as informações de segurança contidas nos rótulos dos agrotóxicos. Interessantemente, os assentados demonstraram estarem cientes da contaminação potencial causada por agrotóxicos em suas plantações, e por isso plantam separadamente o que pretendem consumir. Por outro lado, por não conhecerem as leis que determinam que os estabelecimentos que comercializam os produtos devem receber as embalagens vazias dos agrotóxicos, e também porque muitos destes estabelecimentos não cumprem a lei e, se recusam a receber as embalagens vazias; os assentados queimam ou então abandonam os recipientes vazios no interior dos seus lotes.
CONCLUSÕES:
Os resultados deste estudo mostraram que os beneficiários da reforma agrária não estão preparados para incorporar agrotóxicos em seus sistemas agrícolas, uma vez que não possuem auxílio técnico apropriado.Finalmente, o atual padrão de uso de agrotóxicos acaba gerando sérios riscos sobre a saúde humana e o Meio Ambiente.
Instituição de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Agrotóxicos; Reforma Agrária; Norte Fluminense.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004