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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PERFÍS PROFISSIONAIS E COMPORTAMENTO DE EVASÃO NO CURSO SUPERIOR
Helton Rocha Campos 1   (autor)   helton.rocha.campos@ig.com.br
Anna Edith Bellico da Costa 1, 2   (autor)   abellico.bhz@terra.com.br
1. Comissão Permanente de Avaliação UFMG-PROGRAD
2. Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte
INTRODUÇÃO:
O estudo analisou as representações sociais que alunos ingressantes no ensino superior tinham em relação aos profissionais formados na área do curso que pretendiam fazer e identificou a existência de perfis diferenciados dessas representações por parte daqueles que ainda permaneciam no curso escolhido, após oito semestres, e daqueles que evadiram ao longo desse mesmo período.
METODOLOGIA:
Pesquisa longitudinal, em follow-up, de uma amostra inicial de 619 estudantes que ingressaram na UFMG através dos vestibulares de 1996 e 1997.Foi realizada análise correlacional das representações sociais quanto às características pessoais do profissional formado no curso escolhido por 541 sujeitos (87,4%) não evadidos e por 78 sujeitos (12,6%) que vieram a evadir-se dos 45 cursos oferecidos pela Universidade utilizando-se como critério permanência/evasão. INSTRUMENTAL: 12 questões de um questionário de expectativas e experiências, tipo Likert, com cinco opções de resposta, aplicado no momento do ingresso na UFMG, abordando-se os sujeitos amostrados na fila do registro acadêmico, antes do primeiro contato com o curso escolhido. Essas questões descreviam características pessoais, positivas associadas ao profissional formado no curso no qual o aluno se matricularia, correspondendo às representações sociais estereotípicas: grande inteligência, opiniões e idéias originais, capacidade de fazer amigos, vinculação com a família, entusiasmo pelas pessoas e por um ideal, interesse em estudar as matérias vinculadas ao exercício profissional, responsabilidade social, inspirar confiança, ser seguro de si, êxito profissional associado á profissão e sentimentos mais fortes que a razão. Esta escala apresentou coeficiente de consistência interna a=0,80. As respostas foram correlacionadas com o critério evasão.
RESULTADOS:
a)As representações sociais estereotípicas relativas à grande inteligência, opiniões e idéias originais, capacidade de fazer amigos, vinculação com a família, entusiasmo pelas pessoas e por um ideal, interesse em estudar as matérias vinculadas ao exercício profissional, responsabilidade social, inspirar confiança, ser seguro de si, êxito profissional associado à profissão, sentimentos mais fortes que a razão correlacionaram-se fortemente, correlação de até r= 0,80, ora positiva ora negativa, e significativamente (p>0,05) com o critério evasão em determinados cursos; b) as representações sociais estereotípicas relativas a inspirar confiança, ser seguros de si conseguir êxito profissional, possuir sentimentos mais fortes que a razão não obtiveram correlações significativas (p>0,05) com o critério evasão; c)alunos de cursos dentro de uma mesma área de conhecimento apresentam perfis diferentes com relação às representações sociais, assim como cursos de áreas diferentes apresentam algumas representações sociais em comum.
CONCLUSÕES:
Determinadas representações sociais estereotípicas estão fortemente e significativamente correlacionadas com o critério evasão. Diferenças encontradas entre cursos de uma mesma área de conhecimento sugerem a necessidade de analisar a situação / perfil de cada curso separadamente sob pena de perder informações importantes sobre o aspecto analisado. Recomenda-se considerar tais diferenças quando da definição de políticas educacionais de incentivo ao ingresso e à permanência do estudante no ensino superior, e em ações preventivas de evasão neste nível de ensino.
Palavras-chave:  comportamento de evasão; representação social; profissionais.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004