IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
SOLOS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Cristine Carole Muggler 1   (autor)   cmuggler@solos.ufv.br
Fábio de Araújo Pinto Sobrinho 1   (autor)   
Cristiani Alves Costa 2   (autor)   
Fernanda Oliveira Cirino 2   (autor)   
Sirley de Almeida 2   (autor)   
1. Departamento de Solos, Universidade Federal de Viçosa - UFV
2. Departamento de Artes e Hmanidades, Universidade Federal de Viçosa - UFV
INTRODUÇÃO:
O Museu Alexis Dorofeef, museu de minerais, rochas e solos do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa, iniciou as suas atividades em 1993, oferecendo, entre outros, programas educacionais. Os programas educacionais do museu foram se ampliando e em 2001, constituiu-se o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES). O PES é um programa de caráter interdisciplinar e transdisciplinar que articula estudantes e professores de diversas áreas do conhecimento da Universidade, com o objetivo comum de trabalhar a Educação em Solos. A Educação em Solos tem o objetivo de trazer o significado da importância do solo à vida das pessoas, de modo a ampliar a sua percepção do solo como parte essencial do meio ambiente, e portanto, da importância da sua conservação e do seu uso e ocupação sustentáveis. A Educação em Solos, no âmbito formal e informal, é assim uma maneira de oportunizar a conscientização ambiental das pessoas. Existem, por sua vez, múltiplas formas, tempos e espaços de se educar para o meio ambiente a partir de uma abordagem pedológica. O tratamento mais adequado e comprometido dos temas pedológicos pode contribuir positivamente na conscientização ambiental, em especial na compreensão da importância da conservação do solo.
METODOLOGIA:
A abordagem pedológica, como instrumento de trabalho da Educação Ambiental é recente, e ainda pouco utilizada. Os pressupostos teóricos e metodológicos que orientam a Educação em Solos, consistem da abordagem holística, construção do conhecimento a partir das vivências cotidianas e uso dos métodos participativos. Busca-se assim, sensibilizar a comunidade, através das crianças e professores, para a gravidade da degradação do solo, a partir da percepção de que o solo é um recurso natural essencial para a vida, de renovação muito lenta, cuja preservação é assim, inquestionável. Uma das formas de atuação do museu tem sido a de instrumentalizar e motivar professores para uma abordagem mais participativa e portanto significativa da temática pedológico-ambiental em sua transversalidade, através de oficinas de capacitação, e desenvolvimento de projetos interdisciplinares nas escolas.
RESULTADOS:
Os resultados mostram um aumento significativo de visitas das escolas ao Museu, das demandas de capacitação de professores, e as produções dos alunos mostram um crescimento da percepção do solo como parte do meio ambiente, indicado pela maior presença deste nas representações das crianças. Além do fortalecimento de consolidação dos objetivos educacionais do Museu Alexis Dorofeef, o trabalho desenvolvido pelo PES proporciona o enriquecimento da formação dos alunos da Universidade, através da sua contribuição na formação de alunos e professores do ensino fundamental e médio. Considerando que vários estudantes são de cursos de licenciatura, as atividades do museu propiciam uma prática efetiva de formação de futuros professores. Além disso, o conjunto de atividades proposto proporciona o desenvolvimento das habilidades de aprender sempre, mais do que transmitir; de mediar/facilitar a ação coletiva na solução de dilemas ambientais, mais do que focalizar no controle técnico e burocrático, e de trabalhar em grupos. E não menos importante, deve ser enfatizada a contribuição na formação de profissionais que tenham a preocupação ambiental como princípio ético de conhecimento e de atuação profissional.
CONCLUSÕES:
Sendo o solo um componente do ambiente, presente no cotidiano das pessoas, que é familiar a todos, ele pode ser um eficiente instrumento da Educação Ambiental. A experiência do Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente mostra que conteúdos de solos ressignificados a partir de metodologias que valorizam a auto estima dos envolvidos (resgatando conhecimentos e vivências, (re)construindo valores e atitudes) são eficientes instrumentos de Educação Ambiental.
Palavras-chave:  educação ambiental; educação em solos; solos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004