IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
REVISITANDO A PAISAGEM CITADINA PELA FOTOGRAFIA: CAICÓ EM FOCO
Evaneide Maria de Mélo 1   (autor)   evamelo21@bol.com.br
Eugênia Maria Dantas 1   (orientador)   Doutora / eugenia@seol.com.br
1. Departamento de História e Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Noret, UFRN
INTRODUÇÃO:
Espaços, tempos, formas, lugares e memórias mesclam-se para dar sentido ao passado/presente da cidade, que pode e deve ser entendida como um universo aberto ä representações. Objetiva-se interpretar as transformações na paisagem urbana da cidade de Caicó, localizada na micro-região Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte, no decorrer dos anos 20 à 50 do século XX, tendo como suporte, as fotografias em preto e branco de José Ezelino da Costa, primeiro fotógrafo da cidade, para com isso, compreender as múltiplas paisagens urbanas citadina, sejam elas reais ou imaginárias. A utilização da fotografia como recurso de leitura da paisagem possibilita a dilatação dos marcos de referência pertinentes aos paradigmas de problematização do pensamento geográfico contemporâneo.
METODOLOGIA:
Para fazer a leitura da paisagem urbana de Caicó uniu-se em trama o inventário fotográfico de José Ezelino da Costa, ä leitura de autores como: E. Morin, M. Certeau, B. Kossoy, É. Bosi, entrevistas com pessoas-memórias da cidade, pesquisa em jornais, acervos públicos e periódicos da época que permitem uma (re)construção imagética discursiva do lugar.
RESULTADOS:
A leitura da paisagem urbana de Caicó, a partir da fotografia e dos demais referenciais descritos na metodologia permitiram uma visão ampliada da dinâmica do espaço, numa articulação entre imagem, lembrança e memória do lugar. Nesta perspectiva o uso da imagem se constituiu como um suporte que permitiu a passagem entre o passado e o presente desenhando a cartografia urbana.
CONCLUSÕES:
A imagem é um recurso imprescindível de análise para compreender a dinâmica da cidade, do espaço, do lugar, enfim da geografia como esfera de produção do conhecimento.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  paisagem; fotografia; memória.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004