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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A PERCEPÇÃO DA POLUIÇÃO DA ÁGUA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - NPI/UFPA
André Luiz Reis de Oliveira 1   (autor)   marconi@amazon.com.br
Ana Alice Castro Costa 2   (colaborador)   marconi@amazon.com.br
Waldelice Maria da Rocha Sedovim 3   (orientador)   marconi@amazon.com.br
Luiz Marconi Fortes Magalhães 4   (co-orientador)   marconi@amazon.com.br
1. Acadêmico do Curso de Letras, UFPA
2. Profa. M.Sc. do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA
3. Profa. Mestranda do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA
4. Prof. Dr. do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA - marconi@amazon.com.br
INTRODUÇÃO:
A poluição e o uso irresponsável da água, que é um dos recursos naturais mais importantes para a vida no planeta Terra, surge como um dos principais problemas da sociedade no início do século XXI. Nesse sentido, sugere-se o desenvolvimento da educação ambiental como estratégia de leitura de mundo e leitura da palavra, tendo em vista a compreensão oral e escrita das relações biológicas, sociais, culturais e espirituais do homem com a sociedade e o seu meio ambiente. Assim, conhecer as representações que as pessoas têm sobre os problemas ambientais, a exemplo dos recursos hídricos, é elemento básico para subsidiar intervenções educativas, visando o uso responsável desses recursos, sobretudo na região amazônica, que possui a maior bacia hidrográfica do mundo. Este estudo teve como objetivo identificar a representação social da expressão poluição de um rio, por alunos do ensino fundamental, a fim de compreender o pensamento consensual desses alunos sobre as agressões aos recursos hídricos.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido no Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA, em Belém-Pa. As informações foram obtidas em sala de aula com 81 alunos da 5ª série do ensino fundamental, na faixa etária de 10 a 12 anos, durante doze horas semanais no mês de março de 2004. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário constituído de duas questões: 1) Enumere três palavras que você relaciona à poluição de um rio; 2) Escreva o significado das duas palavras mais importantes citadas na pergunta anterior. Os dados foram analisados através da técnica de análise do núcleo central da teoria da representação social. Com base na análise dos dados obtidos neste trabalho, a poluição do rio surgiu como atributo de: 1) dejetos orgânicos produzidos por atividade humana (fezes, lixo, lixo orgânico, sujeira e urina); 2) combustível e substâncias químicas, representadas por óleo, petróleo, produtos químicos e produtos tóxicos; 3) dejetos inorgânicos (latas, pneu, plástico e vidro) e 4) alteração nas características físico-químicas da água (cor escura, fedido e poluição).
RESULTADOS:
Com base na análise dos dados obtidos neste trabalho, a poluição do rio surgiu como atributo de: 1) dejetos orgânicos produzidos por atividade humana (fezes, lixo, lixo orgânico, sujeira e urina); 2) combustível e substâncias químicas, representadas por óleo, petróleo, produtos químicos e produtos tóxicos; 3) dejetos inorgânicos (latas, pneu, plástico e vidro) e 4) alteração nas características físico-químicas da água (cor escura, fedido e poluição).
CONCLUSÕES:
O resultado da análise de saliência das evocações livres presentes nos discursos dos alunos sobre a poluição de um rio evidenciou que o provável núcleo central da representação social encontra-se associado ao atributo de, dejetos orgânicos, por constituir a categoria que mostrou a maior freqüência, e a menor ordem média de evocação. A identificação do núcleo central da representação possibilita o conhecimento do pensamento consensual dos alunos sobre a poluição de um rio e conseqüentemente a agressão aos recursos hídricos, favorecendo a compreensão de sua visão sobre o meio ambiente e as relações com ele estabelecidas. Considerar as representações sociais que os alunos constroem em suas redes de relações sociais e ambientais relacionadas aos recursos hídricos é básico para orientar o processo de educação ambiental em meio escolar visando a conservação dos corpos dágua e uso responsável dos recursos hídricos no meio ambiente amazônico.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Representação Social; Recursos Hídricos; Educação Ambiental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004