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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
Gestão e Planejamento nas escolas dos Assentamentos do MST: experiências da educação do campo
Orlando Nobre Bezerra de Souza 1   (orientador)   orlandos@ufpa.br
Viviane Cardoso da Silva 2   (autor)   viviansylva@yahoo.com.br
1. Prof. Dr. do Depto. de Administração e Planejamento da Educação-UFPA
2. Graduanda em Pedagogia-UFPA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é fruto de uma perscrutação sobre a proposta de organização da escola do Movimento Sem Terra, verificando tanto as construções propositivas da coordenação nacional como as perspectivas da coordenação regional de educação de cada assentamento. Elencamos nesta investigação os seguintes objetivos: a verificação da organização da escola, vislumbrando a gestão e o projeto político-pedagógico; a compreensão de como esses elementos de organização se desdobram na construção da identidade do Movimento; e a análise de como a gestão e a construção do projeto político-pedagógico podem vir a ser um viés de valorização da democracia nos assentamentos. Tal pesquisa é de fundamental importância, pois faz parte de um conjunto de trabalhos realizados pelo Grupo de Educação Rural do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará, que tem como perspectivas mapear e conhecer as experiências de educação no campo; contribuir mediante as dificuldades encontradas, propondo alternativas para a melhoria da educação em uma perspectiva teórica e prática, permeando os processos participativos e democráticos.
METODOLOGIA:
Para a realização da investigação nos utilizamos à pesquisa bibliográfica, como um primeiro aspecto a ser percebido na medida que buscamos as produções e fizemos uma análise da literatura acerca do nosso objeto, na tentativa de perceber como o Movimento Sem Terra constrói a sua fundamentação teórica acerca da gestão e do projeto político pedagógico. Um segundo aspecto, de grande importância na nossa pesquisa foi à pesquisa documental, onde procurarmos utilizar materiais oficiais e não oficiais dos assentamentos, que retratassem como são difundidas as questões pertinentes à gestão e a construção do projeto político-pedagógico, enquanto elementos da organização da escola dos assentamentos.
RESULTADOS:
Neste processo verificamos que há uma vasta produção teórica construída pela coordenação nacional do MST, com pouca produção regional dos setores de educação dos assentamentos no Pará. Ter muitas produções para nós é importante, pois nos oferece um conhecimento mais sistemático, no entanto, esses materiais nos dão uma visão geral nacional, como se o processo de organização da escola ocorresse da mesma forma em todo o País, mas sabemos que isso não é pertinente e acaba sendo um problema das coordenações locais, que pouco sistematiza as experiências, valorizando as especificidades locais.
De outro ângulo no processo organizacional a gestão se propõem à participação coletiva e democrática com profunda influência na edificação de propostas curriculares que consideram as particularidades do contexto amazônico e apontem pressupostos que se coadunem com tais perspectivas. O desafio maior será, portanto, a permanente qualificação dos educadores através da formação continuada. Se todas as unidades devem construir os seus Projetos Político Pedagógicos (PPP) para organizarem seu trabalho pedagógico e estabelecerem orientações para sua gestão. Ainda no plano das orientações a construção do PPP deve ser democrática e participativa, ou seja, deve ser concebida pelos diversos segmentos da escola e da comunidade, que assim se envolvem no processo de consolidação de sua identidade, fazendo dos espaços escolares lugares de debates, diálogo, reflexão e exercício de vivências e lutas.
CONCLUSÕES:
Este processo de investigação foi de fundamental relevância tanto para as nossas perspectivas pessoais de trabalho, tanto para todo o grupo, pois é mais uma construção das experiências de educação do campo que tivemos acesso e passamos a nos apropriar, mas temos clareza que não conhecemos todo o processo, essa pesquisa passa a gerar novas dúvidas e curiosidades que nos levarão a outros trabalhos e até de cunho prático, conhecendo as realidades de cada assentamento, observando em outros momentos. Para nós essa pesquisa é um dos primeiros passos para termos uma visão geral da educação do campo.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Gestão; Planejamento; MST.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004