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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ÓRGÃOS DE REPRODUÇÃO HUMANA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nazaré de Fátima Rezende de Almeida 1   (autor)   marconi@amazon.com.br
Waldelice Maria da Rocha Sedovim 2   (co-orientador)   wsedovim@ufpa.br
Luiz Marconi Fortes Magalhães 3   (orientador)   marconi@amazon.com.br
1. Profa. Espec. do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA
2. Profa. Mestranda do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA - wsedovim@ufpa.br
3. Prof. Dr. do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA - marconi@amazon.com.br
INTRODUÇÃO:
O conhecimento do corpo como forma de compreender a sexualidade e consequentemente o cuidar de si figura como exigência fundamental na contemporaneidade, onde as doenças epidêmicas incuráveis, a exemplo da AIDS, tornaram-se elementos circulantes e cada vez mais freqüentes nos grupos sociais. Assim, conhecer a representação que os alunos adolescentes tem de seu corpo e do corpo do outro, mais especificamente sobre a constituição de seu sistema reprodutor, torna-se indispensável para nortear ações educativas escolares direcionadas não somente a informar, como também a propiciar espaços de discussão e reflexão sobre a sexualidade, como experiência constituinte e singular de cada pessoa. Este estudo teve por objetivo identificar as cognições dos alunos acerca da constituição dos sistemas reprodutores da espécie humana, a fim de subsidiar ações educativas sobre o estudo da sexualidade humana em meio escolar.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA- Belém/PA, no ano de 2003. As observações foram conduzidas nas salas de aula de 6ª série em três turmas escolhidas aleatoriamente e totalizando 80 alunos: Turma A (17 masc./12 fem.), turma B (12 mas./14 fem) e turma C (14 masc/11 fem). Os dados foram coletados mediante a realização de um questionário semi-estruturado por meio da seguinte questão: Escreva o nome dos órgãos que você associa aos sistemas de reprodução humana, masculino e feminino. As evocações dos alunos foram analisadas estatisticamente por meio do método das proporções. As observações realizadas no decorrer das atividades visaram a condução do estudo e serviram de fontes de dados para a análise e interpretação dos mesmos.
RESULTADOS:
A análise dos dados obtidos mostrou que as palavras evocadas pelos meninos e meninas sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino apresentaram as seguintes freqüências: 1) Masculino: pênis (61,3% masc./58,5% fem.), testículo (8,0% masc./19,5% fem.), próstata (8,0% masc./6,1% fem.), espermatozóide (6,7% masc./4,9% fem.), uretra (5,3% masc/3,7% fem.), escroto (4,0% masc./7,3% fem.), vesícula seminal com 4,0% e epidídimo com 2,7% foram palavras evocadas apenas pelos meninos; 2) Feminino: vagina (58,5% masc/48,8% fem.), vulva (17,1% masc./25,6% fem.), tuba uterina (9,8% masc./7,3% fem.), útero (8,5% mas./3,7% fem.), óvulo (3,7% masc/4,8% fem.) e ovário (2,9% masc./6,1 fem.). As palavras hímen e ovo com 2,4% e 1,2% foram evocadas apenas pelas meninas.
CONCLUSÕES:
Os resultados deste estudo mostraram que apesar dos alunos apresentarem em seu repertório vocabular um conhecimento da terminologia dos vários órgãos que compõem os sistemas reprodutores humano, as cognições presentes em seus discursos concentram-se em dois órgãos: o pênis e vagina. Essa visão reducionista da constituição do sistema reprodutor, pode estar associada a idéia de que são esses órgãos os principais responsáveis pela reprodução, procriação e perpetuação da espécie, conforme a concepção de reprodução apresentada por esses alunos em estudo anterior. Assim, a função reprodutora estaria diretamente associada ao ato sexual, traduzida pela participação dos órgãos relacionados à copula, incluindo também as células reprodutoras espermatozóide e óvulo, que a exemplo de hímen e ovo, foram também considerados órgãos reprodutores pelos estudantes. Por outro lado, os resultados evidenciaram que os órgãos mais evocados no conjunto das respostas (pênis, vagina, testículo, escroto e vulva), tanto pelos meninos como pelas meninas, compõem a genitália masculina e feminina externa, o que os tornam mais observáveis e consequentemente mais partilhados e presentes no discurso cotidiano dos alunos. O conhecimento dessa representação é básico para o entendimento da noção que o aluno tem do seu corpo e do outro, servindo para nortear o processo de educação sexual na escola de forma mais consistente e concreta ao considerar as manifestações individuais e coletivas do aluno adolescente.
Palavras-chave:  Reprodução humana; Educação sexual; Representação social.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004